26/11/2025 16h29

Desfile ‘Elegance’ celebra a cultura negra e valoriza talentos de internas do Centro Prisional Feminino de Colatina

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) realizou nessa terça-feira (25), um desfile de moda que destacou a força, a beleza e a ancestralidade das mulheres negras. As roupas apresentadas na passarela são frutos do Projeto Elegance, iniciativa que faz parte do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus).

Durante o evento, internas apresentaram figurinos e trajes confeccionados na unidade prisional. “Todas as peças foram inteiramente produzidas pelas próprias internas, que confeccionaram cada item utilizando tecidos doados por empresários do ramo têxtil da comunidade colatinense. O trabalho, realizado de forma voluntária, é resultado direto dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado, que capacitam as participantes no ofício da costura e ampliam suas perspectivas de reinserção social”, explicou a diretora do CPFCOL, Dayany Rodrigues de Queiroz.

O desfile reuniu colaboradoras da unidade e visitantes que prestigiaram o talento e a dedicação das mulheres envolvidas no projeto. “Cada criação apresentada na passarela carregou simbolismos da cultura afro-brasileira, exaltando identidade, resistência e valorização da mulher negra”, ressaltou a diretora.

O evento contou, ainda, com a apresentação do Coral Louvart, formado por internas da unidade, que entoou músicas relacionadas à consciência negra. Para a decoração temática do espaço, foram utilizadas peças 100% produzidas pelas internas, como cartazes, quadros, enfeites em papel e tecidos, além das bonecas “baianinhas”, confeccionadas no projeto Doando Sorrisos.

“O desfile reuniu arte, capacitação profissional e orgulho cultural. O projeto Elegance tem um efeito transformador na vida das internas, pois vai além da capacitação profissional por meio da costura. Ele fortalece a autoestima dessas mulheres e dá força para que elas recomecem um novo caminho longe do crime”, avaliou Dayany Rodrigues de Queiroz.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard