26/10/2015 10h38 - Atualizado em 09/03/2016 14h47

Detentas de Cariacica doam cabelos para pessoas com câncer

Vinte e duas detentas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) exerceram a solidariedade na manhã desta segunda-feira (26). Elas cortaram o cabelo para ajudar pessoas com câncer. Os cabelos doados foram encaminhados para o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), onde serão usados na fabricação de perucas por internas que participam do projeto 'Mãos Solidárias'. Além das detentas, três servidoras da unidade também cortaram o cabelo para doar.
 
Três cabeleireiros voluntários do salão Werner Coiffeur de Vila Velha estiveram na unidade prisional para cortar o cabelo das internas, que se voluntariaram a participar da ação, que faz parte da campanha Outubro Rosa.
 
A interna F.S.M., de 41 anos, foi uma das detentas que aceitou transformar o visual por uma boa causa. "É a segunda vez que eu doo meu cabelo. É muito bom poder ajudar quem está precisando, é uma forma de fazer o bem. Minha avó teve câncer, perdeu o cabelo por causa da quimioterapia e, na época, não teve acesso a uma peruca. Isso me motivou ainda mais a doar", contou a interna.
 
Outra detenta que participou da ação solidária foi L.E.C.R., que doou o cabelo pela primeira vez. "Achei interessante a ideia de poder ajudar as pessoas e quis participar. Também tive um tio que morreu neste ano, em consequência de câncer, e isso me fez lembrar dele", disse.
 
A gerente do salão Werner Coiffeur, Nathália Guimarães, conta que essa foi a primeira vez que o estabelecimento participou de uma ação desse tipo no Espírito Santo. "Tínhamos vontade de ajudar causas como essa, mas não sabíamos como. Quando ficamos sabendo dessa oportunidade, fizemos questão de ajudar. Gostamos bastante de participar dessa iniciativa e pretendemos repetir a experiência, inclusive fora do Outubro Rosa", falou Nathália.
 
Na próxima semana, será a vez de 190 detentas do Centro Prisional Feminino de Colatina cortarem o cabelo para doar ao projeto 'Mãos Solidárias', realizado na unidade. A ação vai contar com o apoio de cabeleireiros voluntários da cidade, que farão os cortes na própria unidade prisional. A data da realização dos cortes ainda será definida.
 
Mãos Solidárias
 
O projeto 'Mãos Solidárias' começou em março deste ano no Centro Prisional Feminino de Colatina e é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com o Hospital São José e cabeleireiros de Colatina.
 
As detentas produzem perucas, lenços, turbantes e próteses mamárias – feitas com malha de algodão e polietileno -, que são doados a mulheres com câncer.
 
As internas atuam voluntariamente no projeto e recebem o benefício da remição da pena – a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido.
 
Palestras e mamografias
 
As ações da campanha Outubro Rosa estão sendo realizadas em todas as unidades prisionais femininas do Estado. Além de palestras realizadas pelas equipes de saúde das unidades, 180 internas da Grande Vitória e do interior vão realizar exames de mamografia.
 
As internas de Cariacica, Viana e Colatina farão os procedimentos no Hospital Santa Rita, em Vitória. E, as de Cachoeiro e São Mateus serão atendidas em hospitais destes municípios.
 
Após a realização do exame de mamografia as internas, cujos resultados indicam algum tipo de alteração, são encaminhadas para consultas com médicos especialistas.
 
Este é o quinto ano consecutivo em que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza este tipo de atendimento. A oferta de exames de mamografia é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Thaís Brêda
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard