05/10/2017 17h00 - Atualizado em 06/10/2017 13h03

Detentas de Colatina expõem talentos em desfile de moda

Onze mulheres que cumprem pena no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participaram de um desfile de moda nesta quarta-feira (04). Esse foi o primeiro desfile realizado na unidade prisional. As peças usadas na passarela foram confeccionadas pelas próprias detentas. 

As roupas foram produzidas no espaço onde funciona a fábrica de uniformes do projeto “Costurando o Futuro”, em que detentos e detentas de unidades prisionais do Estado trabalham na confecção de uniformes, lençóis e roupas íntimas para todos os custodiados do sistema prisional do Estado. 

Todo o material utilizado na produção das peças foi doado e cada detenta escolheu e produziu a peça que desfilou. O grupo também produziu bolsas de mão e sacolas de praia. “O resultado nos surpreendeu. As internas se empenharam muito e as peças ficaram muito bonitas”, contou a diretora da unidade, Maria Aparecida de Freitas. 

As detentas que participaram do desfile foram maquiadas e penteadas por profissionais voluntários da área, por meio de uma parceria com a Igreja Universal, que presta assistência religiosa na unidade prisional. 

De acordo com a gerente de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Regiane Kieper do Nascimento, a realização de desfiles em unidades femininas administradas pela Sejus teve início há alguns anos e os resultados são sempre muito positivos. 

“As internas, com a ajuda da direção e da equipe técnica, participam ativamente do planejamento e da execução das peças. Isso é de grande importância para o processo de ressocialização, pois aumenta a autoestima das detentas e faz com que sonhem com um futuro melhor após o cumprimento da pena”, explica. 

Doação de cabelos

Ainda nesta quarta-feira (04), 68 detentas participaram de uma ação solidária para ajudar pessoas com câncer. Elas tiveram os cabelos cortados e doaram para o projeto “Mãos Solidárias”, que funciona no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). Todo o material será transformado em perucas. 

Duas pacientes com câncer também estiveram no local e receberam 18 perucas, 12 próteses mamárias, 14 turbantes e 14 lenços produzidos pelo projeto “Mãos Solidárias”. 

A iniciativa é desenvolvida desde janeiro de 2015 pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Hospital São José, em Colatina, e com cabeleireiros voluntários. 

As internas que participam do “Mãos Solidárias” atuam de forma voluntária e recebem o benefício da remição da pena – a cada três dias de trabalho, um dia da pena é reduzido.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard