14/03/2016 11h12

Detentas e servidoras participam de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Nesta semana, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (08 de março), as unidades prisionais administradas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) homenagearam servidoras e internas.

Na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), a programação contou com atendimentos jurídicos, palestras e um dia de beleza. As atividades foram realizadas em parceria com a Defensoria Pública Estadual, por meio do projeto Defensoria para Elas.

Na terça-feira (08) a defensora Roberta Ferraz e o juiz titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Daniel Peçanha Moreira, falaram sobre direitos e deveres e tiraram dúvidas das detentas. Internas e servidoras também receberam flores e bombons, doados pelo Centro Educacional Sonho Meu, de Cariacica. A entrega foi feita por professores e pela diretora da escola. 

À tarde, as internas do regime fechado assistiram a uma palestra sobre motivação e mudança, ministrada pela instrutora de ioga Dalila Lubiana, que presta serviço voluntário na unidade. Depois da palestra, as internas participaram de uma aula de ioga.

Na quinta-feira (10), o ônibus do projeto Cidadania nos Presídios esteve na unidade para realizar audiências concentradas e analisar casos de indulto, comutação, progressão de pena e livramento condicional de internas do regime semiaberto. Participaram dos atendimentos a juíza Patrícia Faroni, a juíza e coordenadora das Varas Criminais e de Execuções Penais Gisela Souza de Oliveira, o juiz Daniel Peçanha Moreira, o promotor de Justiça César Ramaldes, e os defensores públicos David Saboya e Mariah Paixão. 

A penitenciária é uma das primeiras unidades prisionais a receber o ônibus do projeto, lançado no Estado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, em 22 de fevereiro. O Espírito Santo é o primeiro Estado da federação a desenvolver a iniciativa por ser referência nacional na administração do sistema prisional.

Uma das detentas que ganhou alvará de soltura durante a audiência foi Elize Teixeira Ayres, 33 anos, que cumpria pena por roubo. “Estou muito feliz. Aqui no presídio tive oportunidade de estudar e de trabalhar. É um tratamento muito bom. Penso em continuar os estudos quando sair”, falou.

Além dos atendimentos jurídicos, as detentas também tiveram um dia de beleza, e puderam cortar o cabelo, fazer unhas, sobrancelhas e serem maquiadas pela equipe do Zenilda Instituto de Beleza, de Vila Velha.

A interna E.N., 28 anos, disse que foi muito importante para as detentas participar da ação. “Foi algo diferente dentro da unidade, que saiu da rotina do dia a dia. Gostei muito”, contou.  

Outras unidades

No Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), as servidoras participaram de um café da manhã comemorativo. E na Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) elas receberam rosas da direção da unidade.

Já na Penitenciária de Segurança Média I (PSME I) um grupo de alunos da unidade, que estuda na Escola Nelson Mandela, apresentou poesias e músicas em homenagem às professoras, estagiárias e a todas as servidoras e funcionárias do setor administrativo da unidade. Também houve sorteio de brindes e de maquiagem. 

    

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard