23/06/2015 10h31 - Atualizado em 07/03/2016 16h36

Detentos de Aracruz participam de grupo de apoio contra drogas

Visando ajudar os detentos que desejam abandonar o vício das drogas, o Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) iniciou um grupo psicossocial com o apoio da sociedade Narcóticos Anônimos (NA). Quatorze internos estão participando dos encontros que começaram no início deste mês, na unidade prisional.

Os encontros são realizados sempre às segundas-feiras. As reuniões têm o objetivo de promover a reflexão, o equilíbrio e a reinserção social dos internos que participam do grupo de apoio.

O grupo visa compartilhar suas experiências, a fim de resolver um problema comum e ajudar outros a se recuperarem da dependência química. Além disso, a cada encontro, os internos ouvem os depoimentos de três voluntários que participam dos Narcóticos Anônimos de Aracruz.

Para o diretor adjunto da unidade prisional, Claudio Nienke Machado, as reuniões são benéficas para os detentos. "Temos observado uma grande melhora dos detentos que são dependentes químicos. Com as reuniões, eles incentivam outros que passam pela mesma situação a buscar ajuda", contou.

Atendimento nas unidades

Quando uma pessoa é presa, ela passa por uma avaliação da equipe de saúde da unidade prisional onde está custodiada. Se for detectada a dependência química, a equipe de saúde traça um plano terapêutico de tratamento.

Durante o tratamento, o detento recebe atendimento individualizado e participa de terapia de grupo, nos moldes dos desenvolvidos pelos Narcóticos Anônimos (NA). O médico da equipe de saúde é quem vai avaliar se o preso precisa de tratamento medicamentoso ou somente desintoxicação.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard