20/03/2015 10h00 - Atualizado em 18/03/2016 16h03

Detentos de Cariacica participam de curso de Informática

Vinte detentos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) estão participando, desde o dia 09, de um curso de Informática Básica. As aulas, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), terão a duração de seis meses.
 
As aulas acontecem em um ônibus do Senai, adaptado para a realização das aulas.
 
O veículo, que permanecerá estacionado na unidade prisional até o final do curso, já percorreu algumas unidades prisionais do Estado, onde detentos e detentas tiveram a oportunidade de participar deste curso de qualificação profissional.

 

Durante as aulas, os detentos aprenderão noções básicas do pacote office (Windows, Word, Powerpoint e Excel), internet e outras ferramentas. O curso possui a carga horária de 68 horas e, ao final, todos os internos receberão certificados de conclusão do curso.
 
Segundo o diretor adjunto da penitenciária, José Dias Ricas, o curso visa a promover a qualificação profissional dos detentos e capacitá-los para que sejam reinseridos no mercado de trabalho assim que alcançarem a liberdade. "O propósito do curso é melhorar o currículo dos presos e prepará-los para o mercado de trabalho, que vive em constante mudança", afirmou.
 
Estudar reduz a pena
 
A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.
 
 
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard