Detentos de São Mateus concluem curso de Eletricista Predial
A capacitação foi ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Durante o curso, os detentos tiveram aulas teóricas e práticas com o professor do Senai, Flavio Martins da Silva. Eles aprenderam os conceitos básicos da elétrica e como fazer a instalação e manutenção de redes.O curso teve uma carga horária de 200 horas e, ao final, todos receberam certificados.
O diretor adjunto da unidade, Gilmar Rodrigues de Almeida, destacou a importância da qualificação para os detentos e seus familiares. "Os cursos serão uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Com os certificados em mãos, os internos poderão ter oportunidades fora da unidade prisional", afirmou.
Estudar reduz a pena
Todos os internos matriculados nos cursos de qualificação profissional têm direito ao benefício da remição da pena. A Lei nº 12.433/11, sancionada em junho, alterou a Lei de Execução Penal para permitir a redução da pena dos presos que estudam. O benefício da remição autoriza a redução de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664