14/05/2014 10h45 - Atualizado em 07/03/2016 15h48

Detentos de Vila Velha participam de projeto ‘Reabilitação pela arte’

Vinte detentos que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) estão participando do projeto 'Reabilitação pela Arte', que atende internos acima de 50 anos e portadores de alguma deficiência. O grupo participa de atividades físicas, sociais e manuais e recebe atendimento especializado de saúde.

O projeto começou em fevereiro deste ano na unidade prisional e inclui detentos idosos e aqueles que possuem limitações físicas e, por isso, não podem fazer outros tipos de trabalho que exijam esforço físico.

O atendimento diferenciado para essa parcela da população carcerária tem como objetivo melhorar a autoestima e a qualidade de vida do grupo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória, e proporcionando um ambiente terapêutico que auxilie na redução de doenças psicossomáticas como dermatites, doenças respiratórias e gastrointestinais.

Os detentos incluídos no projeto recebem atendimento odontológico, médico e participam de aulas de ginástica localizada e alongamento com a equipe de saúde da unidade, semanalmente. Também produzem artesanato como tapetes de linha e redes de nylon.

Durante as aulas, o grupo é orientado por dois detentos que já dominam as técnicas. O trabalho é coordenado pela inspetora penitenciária Andressa Christie Correa.

Os detentos que participam do projeto não recebem nenhum tipo de remuneração pela produção do artesanato. Porém, são beneficiados com a remição de pena. Dessa forma, a cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena a ser cumprida.


"Desde que o projeto foi implementado na unidade, observamos grande melhora dos detentos que participam. As atividades estão sendo muito benéficas para eles. Além de incentivar a criatividade e a memória, melhora as condições de saúde e contribui para a ressocialização deles", afirmou a diretora da penitenciária, Luzimar Neiva de Oliveira.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard