Detentos em presídio de Viana têm acesso à literatura através de ação escolar
Alunos da Escola Nelson Mandela, unidade da Rede Estadual que atende aos privados de liberdade do Complexo Penitenciário de Viana, empresta livros com temas voltados à literatura clássica e religiosa para incentivar o gosto pela leitura entre os apenados.
De acordo com a pedagoga da Escola Nelson Mandela, Fabiana Gabriela, a prática acontece desde o ano passado. De acordo com ela, os resultados são positivos quanto ao desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
“Os empréstimos de livros somam às ações realizadas durante as aulas por meio de projetos de leitura desenvolvidos”, disse.
Oportunidade
A Educação abre portas para novas oportunidades aos detentos dos presídios no Estado. Dentro da Rede Estadual, há escolas exclusivas para atendimento ao Sistema Prisional. A Escola Cora Coralina atende no Complexo Penitenciário de Xuri e a Nelson Mandela no Complexo Penitenciário de Viana.
Um dos alunos da Escola Cora Coralina é Cristoffer Cunha, que se apoia na Educação para a conquista de um futuro melhor fora do presídio. “Pretendo continuar estudando após cumprir a minha pena e fazer diferente daqui para frente”, disse.
No interior do Estado, os alunos privados de liberdade são matriculados em Escolas Referência. Essa escolarização acontece em nove municípios, sendo eles Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Colatina, São Domingos, Aracruz, Linhares, São Mateus, Barra de São Francisco e Serra o que contempla 17 unidades prisionais.
Texto: Geiza Ardiçon
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br