Detentos fazem palestras em escolas para conscientizar estudantes
Internos do sistema prisional, que participam do projeto Re-formando Vidas, estão realizando palestras em escolas para conscientizar estudantes. Neste ano, mais de 500 alunos, de 10 escolas, já assistiram as palestras.
Um dos objetivos dessa ação é que, por meio do depoimento do detento, crianças e adolescentes entendam que não vale a pena ingressar na criminalidade e compreendam as consequências de praticar condutas ilegais.
Já para os internos, as palestras contribuem para a reinserção social e para que eles possam contribuir de forma positiva para a sociedade.
As palestras contam com apoio da Gerência de Educação e Trabalho (Get) da Secretaria de Estado da Justiça, que coordena as atividades do projeto e realizou uma sensibilização junto a escolas.
Re-formando Vidas
Desenvolvido desde 2013, o projeto tem como objetivo realizar manutenção e reforma em prédios públicos e instituições sociais por meio da mão de obra de detentos do sistema prisional.
Os internos realizam atividades como jardinagem, limpeza, pintura e pequenos reparos.
Atualmente, 42 detentos participam do projeto, que atende a 13 instituições. Aproximadamente 600 internos já passaram pelo projeto desde o início das atividades e mais de 60 instituições foram atendidas.
Os detentos envolvidos no projeto atuam de forma voluntária e são beneficiados com a remição da pena, assegurada por lei. Dessa forma, para cada três dias trabalhados, um dia será abatido na pena a ser cumprida.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732