16/10/2017 12h31

Detentos produzem móveis para as Audiências de Custódia em Viana

O prédio onde acontecem as Audiências de Custódia, em Viana, recebeu móveis produzidos por internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III). Com a doação, a recepção do local passou a contar com banco, aparador, vaso de plantas, cachepôs e lixeira.

As peças foram produzidas por cinco detentos que participam do projeto Marcenaria Jequitibá, que utiliza paletes doados por parceiros como a empresa Heringer e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

Os detentos envolvidos na produção de móveis atuam de forma voluntária e têm direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena a ser cumprida.

O diretor adjunto da Penitenciária, Dioclécio dos Reis, destaca que o projeto oferece aos internos a oportunidade de aprenderem uma nova profissão, preparando-os para o retorno ao mercado de trabalho, quando ganharem a liberdade.

Ele acrescenta que os detentos já estão trabalhando em novas peças que serão doadas à sede administrativa da Sejus, localizada no Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. “Serão produzidos dois bancos, lixeira, cachepôs e vaso de plantas, que ficarão na recepção da Gerência de Gestão de Pessoas”.

Ministério Público

A Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em Boa Vista, Vila Velha, também já recebeu móveis produzidos pelos internos da PEVV III.

Sofás, mesas de canto e de centro, um cachepô de parede e uma placa foram confeccionados para o MPES. Todo o material usado para a produção das peças foi cedido pelo Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), do MPES.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard