Detentos recebem capacitação para qualificar serviços do Projeto Auto Service
Ao todo, 17 internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) receberam uma nova certificação que vai possibilitar mais qualificação para o trabalho realizado no Projeto Auto Service. Durante este mês, eles participaram do Curso de Pintura Automotiva, com atividades teóricas e práticas e carga horária de 40 horas. O curso foi aplicado pela empresa multinacional do ramo de fabricação de tintas automotivas Skylack.
No projeto desenvolvido na unidade prisional, detentos atuam em diversas funções como lavagem e higienização de veículos, mecânica e elétrica automotiva, além de lanternagem e pintura. O curso vai proporcionar mais qualificação para o serviço realizado. Durante o treinamento, os internos receberam instrução sobre pintura automotiva, cuidados com a aplicação de produtos, preparação e acabamento.
O diretor do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares, Geanderson Oliveira de Carvalho, ressalta que a capacitação é fundamental para qualificação profissional. “O curso vai proporcionar mais qualificação para os internos e possibilitar uma certificação que agrega valor à oficina de lanternagem e pintura. Os presos participantes são capacitados para o trabalho no projeto Auto Service e, quando estiverem em liberdade, terão condições suficientes de continuar a laborar com essa atividade”, explica Geanderson Oliveira de Carvalho.
Projeto recupera veículos
O Projeto Auto Service faz parte das ações de ressocialização realizadas pela Secretaria da Justiça (Sejus). Na iniciativa, atuam 17 internos com capacitação técnica para atuar na recuperação de automóveis. Desde a criação do projeto, em 2020, cerca de 160 veículos já foram recuperados.
Na lista de trabalhos realizados, estão veículos e viaturas da Secretaria da Justiça (Sejus). Para a reforma dos carros oficiais e viaturas, o projeto recebe materiais custeados pelo órgão. “Utilizamos o contrato de manutenção firmado com a Subgerência de Transportes (Subtrans). Compramos as peças e materiais necessários à recuperação dos veículos, o que reduz o custo em até 40%. O serviço é de extrema qualidade. Além de custear a reforma, também estimulamos a atividade laborativa exercida pelos internos do projeto, o que contribui para nosso Programa de Ressocialização”, ressalta o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
O projeto também recupera veículos de instituições filantrópicas. No ano passado, o Auto Service também realizou a entrega de uma Kombi restaurada ao Instituto Tia Siria, localizado no bairro Nova Esperança, em Linhares. O veículo recebeu todo o serviço elétrico, lanternagem e pintura, recolocação de portas e vidros, estofamento, iluminação independente, revestimento interno para facilitar a higienização, além da recolocação de faróis. Todo o trabalho foi realizado pelos internos do projeto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)
Alyne Reis
(27) 3636-5706 / 99933-9920