Detentos trabalham na recuperação de campo de futebol em Vila Velha
Seis internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) estão trabalhando na reforma e na manutenção de um campo de futebol no bairro Santa Rita, em Vila Velha. O trabalho começou há cerca de 10 dias e tem previsão de término de 60 dias.
A ação é coordenada pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (Digea) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O grupo de internos que faz parte dessa frente de trabalho já realizou reforma, manutenção e limpeza de vários prédios públicos e instituições sociais.
Segundo o subsecretário de Suporte e Controle da Sejus, Ailton Xavier, os internos farão o nivelamento e a troca de parte do gramado, pintura de traves e remarcação do campo.
O campo é usado pelo projeto social Centro de Treinamento Santa Rita, que oferece aulas de futebol para cerca de 150 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, e também por equipes adultas, nos finais de semana. “A reforma é um sonho antigo da comunidade. Essa parceria com a Sejus é uma benção para nós e vai ajudar muito aos moradores da região”, disse Enrique Capelaro, coordenador da escolinha.
Após a conclusão dos trabalhos no local, os detentos também farão a manutenção do novo gramado. “Durante cerca de cinco meses, faremos esse acompanhamento para garantir que o novo gramado tenha uma boa fixação e não se solte com o passar do tempo e o uso”, explicou o subsecretário.
Os internos que estão realizando a reforma têm direito à remição da pena, conforme prevê a Lei de Execução Penal. Dessa forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.
O detento A.F.S., que está trabalhando na reforma do campo, diz que é muito bom saber que está ajudando a comunidade. “Estamos aqui para ajudar e ficamos satisfeitos por saber que estamos contribuindo com os moradores”, falou.
Ocupação Social
Santa Rita é um dos 25 bairros envolvidos no Projeto Estruturante Ocupação Social, programa prioritário do Governo do Espírito Santo, gerido pela Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae), que tem como objetivo reduzir a taxa de homicídios de jovens, especialmente na faixa etária de 15 a 24 anos.
O programa tem a função de reduzir o abandono escolar e de aumentar o percentual de jovens estudando e/ou trabalhando, por meio de uma agenda social articulada entre poder público e sociedade civil, que amplie as oportunidades e minimize a vulnerabilidade juvenil à violência.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664