23/03/2018 17h54 - Atualizado em 23/03/2018 18h05

Dia Mundial da Optometria: Internos de Viana passam por exames visuais

Cento e cinquenta internos da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I) passaram por exames visuais, nesta sexta-feira (23), em comemoração ao Dia Mundial da Optometria.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) com o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), por meio do projeto Universidade no Cárcere. A iniciativa é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Os exames foram realizados por voluntários do CBOO e contaram com a participação do presidente do Conselho, Ricardo Bretas; do vice-presidente do CBOO, Forlan Luis de Araujo; do presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais, Fábio Rocha; e do diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Joias, Relógios, Bijuterias e Cine-Foto de Goiás (Sindióptica-GO), José Geraldo Correa Roque.

Além da realização dos exames, o Conselho doará aproximadamente 80 óculos aos detentos, que serão entregues no próximo mês.

Segundo o presidente do CBOO, Ricardo Bretas, a parceria visa à promoção da saúde dos detentos.

“Além das correções visuais, também foram identificados casos de glaucoma e catarata, que serão encaminhados pela unidade para médicos especialistas na rede pública. No próximo mês, retornaremos à penitenciária para a entrega dos óculos e faremos o acompanhamento dos internos que apresentaram alguma deficiência visual. Essa ação impacta na capacidade de estudo e de concentração, melhorando o desempenho das tarefas diárias”.

O presidente do CBOO acrescenta que, na próxima etapa dos trabalhos na unidade prisional, os servidores da unidade também serão examinados.

Para o diretor adjunto da PSME I, Roger Santesi Firme, a iniciativa é importante para a manutenção da saúde dos internos.

“Temos muitos internos acima de 50 anos e, com esses exames, é possível prevenir doenças graves que podem até levar à cegueira”.

Optometria                                                                       

A iniciativa de atendimento optométrico para a população carcerária no Estado foi iniciada em novembro de 2016 e já contou com a doação de mais de 250 óculos para a Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), atendendo internas e servidores da unidade.

Universidade no Cárcere

O projeto Universidade no Cárcere é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios. No Estado, ele teve início em agosto de 2016, com a assinatura de termos de cooperação com a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Vila Velha, além do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria.

A iniciativa prevê uma maior interação entre essas instituições e a Secretaria, com o objetivo de potencializar as ações de reinserção social de detentos e egressos do sistema prisional.

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o projeto, que prevê a participação de detentos, bem como de egressos e seus familiares, em projetos de extensão e pesquisa realizados pelas instituições de ensino. O Universidade no Cárcere também permitirá a realização de estágios e de residência multiprofissional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard