10/09/2019 14h22

Diretor adjunto de presídio ganha prata no Campeonato Brasileiro de Kung Fu

O diretor adjunto do Centro de Triagem de Viana, o inspetor penitenciário Ângelo Sales, ganhou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, categoria 90 kg. A disputa aconteceu nesse fim de semana, em Santa Catarina. A delegação capixaba, composta por 12 atletas conquistou 13 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

A participação dos atletas levou um pouco do sistema penitenciário capixaba aos tatames. Isso porque, os uniformes dos competidores foram confeccionados na Penitenciária Regional de São Mateus.

“Os uniformes da modalidade de luta que praticamos, o Shuaijiao, são caros, eles seguem especificações e padronagem chinesa. Um membro da nossa equipe é inspetor e conversando com o diretor da unidade, explicamos sobre a nossa situação. Ele e os internos trabalhadores abraçaram a nossa causa e toparam confeccionar nossos uniformes. Compramos todos os insumos e, com esse apoio, participamos igualmente com os demais atletas e estamos voltando com muitas medalhas”, comemora Ângelo Sales.

O diretor adjunto ressalta, ainda, como o esporte pode trazer benefícios para a rotina profissional. “As lutas marciais envolvem muito respeito e disciplina, além de nos proporcionar um condicionamento físico. No presídio, agimos da mesma forma. Temos hierarquia e temos que respeitar o preso, o colega inspetor, advogados, e demais profissionais que perpassam no nosso ambiente. Sempre foi positivo contar com a torcida dos colegas, e dessa vez, foi ainda mais especial por ver esse apoio estampado no uniforme da nossa delegação. Isso nos deu mais força para enfrentar e vencer o desafio”, diz.

Todos os medalhistas foram convocados para o treino da seleção Brasileira e já estão nos preparativos para o Panamericano de Kung Fu, em 2020.