18/05/2023 16h20 - Atualizado em 18/05/2023 17h33

Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Sejus comemora 10 anos

A Diretoria de Operações Táticas (DOT), tropa especializada da Secretaria da Justiça (Sejus) em intervenção prisional, completou 10 anos no último dia 10 de maio. Para comemorar a data, uma solenidade com entrega de homenagens foi realizada, nesta quinta-feira (18), no auditório do Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória.

Desde a sua fundação, em maio de 2013, por meio da Lei Complementar nº 692, a DOT já realizou mais de 500 operações dentro do sistema prisional, além de operações de apoio a outras instituições. Composta por policiais penais, a DOT é uma tropa capacitada para agir em operações especiais dentro dos presídios, o que exige treinamento constante e alto preparo físico.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, parabenizou o grupo e ressaltou que a gestão tem trabalho pela estruturação da Polícia Penal e uma melhor organização do sistema prisional. “Meu muito obrigado por ter uma tropa do nível da DOT para atender ao sistema prisional. Esta é uma função que exige treinamento constante, que é preciso, muitas vezes, abdicar do tempo com a família e sacrificar a própria vida em defesa da sociedade. Continuem assim, voltados ao cumprimento do dever, em atuar para um ambiente prisional mais seguro e mais justo. Temos trabalhado intensamente pela regulamentação da Polícia Penal e para que a instituição seja modelo no seu campo de atuação”, disse André Garcia.

“Ao longo desses anos, a DOT sempre incentivou e apoiou seus policiais a se especializarem. Temos policiais formados em mais de sete estados da federação e que participam de capacitações de forma continuada. Isso contribui para que tenhamos uma doutrina sólida e atualizada. Contamos com uma tropa preparada, composta por grupamentos especializados em intervenção tática e operações com cães, que muito contribuem para as ações desenvolvidas no sistema prisional”, destaca o diretor da DOT, Gladson Rossi.

O objetivo do treinamento constante da tropa especializada é o aprimoramento técnico para maior efetividade nas missões. Devido à bagagem operacional, a DOT já ministrou cursos, voltados para áreas específicas, para o Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Federal, Justiça Estadual, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), além de capacitações para agentes socioeducativos e guardas municipais.

Os operadores da DOT são especializados nos seguintes cursos operacionais: Ações Táticas Especiais Operações de Choque, Negociação policial com refém localizado, Controle de distúrbios civis, Resgate técnico em altura, Operações Táticas em Área de Mata Atlântica,  Cinotecnica, Condução de cães policiais, Faro de entorpecentes, Operações Táticas Policiais, além de Operações Táticas Prisionais, Intervenção Prisional, Proteção de Autoridades, Atendimento Pré hospitalar, Policiamento de Força Tática, entre outros.

Homenagens

Durante a solenidade, autoridades e servidores que participaram da criação da DOT foram homenageados. Entre eles ex-diretores, servidores da Sejus que sempre contribuíram para a execução de cursos e demais atividades, instituições coirmãs e demais parceiros.

O coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), promotor de Justiça, Sérgio Alves Pereira, foi um dos homenageados no evento. Ele foi um dos idealizadores da DOT, no período em que assumiu o cargo de secretário de Estado da Justiça, pelo período de abril de 2013 a janeiro de 2014.

Sergio Alves saudou a tropa os chamando de “filhos da adversidade e inimigos da acomodação” e ressaltou o nível de preparo obtido pela Diretoria após 10 anos de criação. “É muito satisfatório ver o crescimento da tropa e da Secretaria da Justiça a esse patamar que vemos aqui hoje”, disse.

A servidora da DOT Luciana Calente, que encerra a carreira como policial penal este ano, também recebeu a placa de homenagem. Ela está na tropa há nove anos. “Só tenho a agradecer por essa homenagem e dizer o quanto tenho orgulho da Diretoria a qual faço parte, orgulho da instituição Sejus, onde ingressei há 22 anos e que pude acompanhar todo o crescimento. Fico realizada em saber que faço parte dessa história e o quanto a DOT é primordial e tem feito a diferença no sistema prisional”, disse emocionada, Luciana Calente.

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856