03/05/2018 11h27 - Atualizado em 03/05/2018 11h30

Egressos atendidos pelo Escritório Social participam de cursos profissionalizantes

Mais de 100 egressos do sistema prisional estão tendo a chance de se qualificar em três cursos profissionalizantes ofertados pelo Escritório Social. Os cursos, que tiveram início nesta quarta-feira (2), são voltados para as áreas de Recepção e Portaria, Auxiliar de Rotinas Administrativas e Garçom.

Com carga horária total de 40 horas, os cursos serão realizados em 10 encontros, com turmas de manhã e à tarde, atendendo 25 egressos em cada período.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, destaca o papel dos cursos profissionalizantes para o processo de reintegração social dos ex-detentos.

“Nossa meta, como agentes de reinserção social, é ofertar cursos profissionalizantes para o máximo de egressos possível. Por meio de experiências anteriores, vimos que a qualificação profissional não é apenas uma ferramenta voltada ao mercado de trabalho. Ela também auxilia na recuperação da autoestima do egresso, resgatando sua cidadania e, consequentemente, contribuindo para a redução da reincidência criminal.”

A gerente também ressaltou que o Escritório Social, em conjunto com parceiros da Sejus, ofertará mais oportunidades de qualificação nos próximos meses, com cursos na área de culinária. Segundo ela, o intuito é incentivar o egresso a iniciar um negócio próprio, expandindo as possibilidades de atuação profissional.

Para o egresso Zabdir Taigoro do Nascimento, 31 anos, que iniciou o curso de Portaria e Recepção, a formação irá auxiliar a conquistar uma vaga nessa área.

“A oportunidade oferecida foi muito boa, pois já tenho conexões na área de portaria e, com a formação desse curso, já estou encaminhado para uma vaga. Com a renda, vou conseguir auxiliar a minha família”.

O ex-detento Tiago Páscoa da Silva, 29 anos, também está participando dos cursos no Escritório Social. Mesmo já tendo no currículo outros cursos profissionalizantes, ele decidiu ampliar sua qualificação e se inscreveu para as turmas de Portaria e Recepção e de Garçom.

“É minha primeira vez em um curso profissionalizante do Escritório Social e estou muito satisfeito com a oportunidade. Aqui não teve fila de espera, fui chamado assim que o curso teve início. Com os novos cursos, agregarei ainda mais valor ao meu currículo”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard