20/06/2014 12h30 - Atualizado em 07/03/2016 17h01

Egressos da unidade de Aracruz são atendidos pela ‘Rede Abraço’

Para impulsionar o processo de ressocialização dos internos, o Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) está atuando em parceria com o Centro de Acolhimento de Dependentes Químicos, da Rede Abraço, do Governo do Estado. Os atendimentos começaram no início deste mês.

Os internos que são dependentes químicos e manifestam o desejo de receberem atendimento especializado, após o recebimento do alvará de soltura, passam por uma triagem feita pela equipe psicossocial da unidade. Após a triagem, os egressos são encaminhados e atendidos pela equipe da Rede Abraço, que conta com assistentes sociais, psicólogos, conselheiros terapêuticos, entre outros profissionais.

O primeiro atendimento foi realizado na última semana. Assim que recebeu o alvará de soltura, o ex-interno R.F.D.S. foi incluído no programa da Rede Abraço, recebendo o atendimento inicial.

O diretor da unidade, Claudio Nienke Machado, considera a Rede Abraço uma ferramenta de extrema importância no processo de reabilitação dos egressos. “A unidade busca, por meio de programas e projetos, formas de contribuir para a transformação desses jovens que sofrem de algum tipo de dependência química”, ressaltou o diretor.

O Programa de Ações Integradas sobre Drogas, a Rede Abraço, foi lançado em junho de 2013. O programa, que está inserido na Secretaria de Estado de Governo (SEG) e gerenciado pela Coordenação Estadual sobre Drogas (Cesd), conta com parcerias com o terceiro setor, prefeituras, Governo Federal e as famílias dos dependentes químicos.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br