Egressos participam de capacitação pessoal promovida pelo Escritório Social
Vinte e dois egressos atendidos pelo Escritório Social participaram, na última semana, de uma capacitação pessoal, também conhecida como coaching. O evento Criando Oportunidades foi voltado a ex-detentos que se formaram em cursos profissionalizantes nos últimos meses, promovidos pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
A capacitação teve como objetivo despertar a autorreflexão e auxiliar a condução dos egressos em seus novos objetivos, trabalhando a inteligência emocional, a comunicação e o foco. O treinamento foi realizado pelo coach Warllen Barros, com o auxílio da consultora em Programação Neurolinguística (PNL), Nilvana Matuchak.
O treinamento foi acompanhado pelo subgerente de Atenção ao Egresso e Família e Alternativas Penais da Sejus, Josélio Chaves Tiradentes,e pela gerente de Articulação da Secretaria de Estado do Governo (SEG), Alice Emília da Silveira.
A gerente explica os benefícios que o trabalho de coach pode proporcionar aos egressos. “Esse treinamento traz ferramentas para que o egresso observe com mais clareza o seu futuro, sabendo traçar as novas oportunidades oferecidas e concretizando essa nova etapa no processo de ressocialização”.
O egresso Estevão dos Santos Coutinho, 24 anos, que participou da capacitação, elogiou o treinamento e destacou a importância do planejamento para alcançar os objetivos traçados.
“Com o treinamento ficou claro que é preciso sempre buscar conhecimento e planejar o que queremos. Quero executar aquilo que aprendi no curso, praticar e não ficar parado. Hoje aprendi que a vitória só vem quando se corre atrás”.
Escritório Social
Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.
Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.
O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).
O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Serviço:
Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).
Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira