27/06/2016 15h44

Empresários visitam Complexo Penitenciário do Xuri

Representantes de três empresas associadas ao Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) visitaram, na última quinta-feira (23), o Complexo Penitenciário do Xuri, em Vila Velha, administrado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Eles conheceram oficinas de trabalho instaladas na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) e na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III).

A subgerente de Trabalho do Preso da Sejus, Karina de Oliveira Amaral, explica que “o objetivo da visita foi apresentar para o setor produtivo a possibilidade de implantar oficinas de trabalho nas unidades prisionais, bem como de inserir a mão de obra de presos do regime semiaberto em suas empresas”.

No final de maio, a Sejus e o Sincades assinaram um convênio para fomentar a inserção de detentos no mercado de trabalho pelas empresas associadas ao Sindicato.

Atualmente, a Sejus conta com 202 empresas conveniadas que empregam cerca de 2,5 mil internos do sistema prisional.

Ressocialização

Produção de móveis, calçados, puxadores de aço inox, artesanato, cultivo de alimentos, além de serviços de manutenção predial, elétrica e solda, lavanderia e construção civil são alguns dos trabalhos realizados dentro e fora das unidades prisionais.

As atividades fazem parte do programa de ressocialização desenvolvido pela Sejus, que é pautado no tripé trabalho, qualificação profissional e educação. O objetivo é ampliar o nível de escolaridade dos internos, qualificá-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da pena, além de encaminhá-los a uma vaga de trabalho assim que deixarem o sistema prisional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664
Texto: Ana Luiza Andrade

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard