17/04/2015 17h29 - Atualizado em 18/03/2016 15h29

Escolas de São Domingos do Norte recebem bolas e redes produzidas por detentos

Dezenove escolas municipais e uma estadual, localizadas no município de São Domingos do Norte, receberam nesta quinta-feira (16) bolas e redes produzidas por detentos do sistema prisional capixaba.

Foram distribuídos kits contendo bolas e redes de futsal, voleibol, basquetebol e futebol de campo, totalizando 535 bolas e 177 redes. A ação foi coordenada pela equipe de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A entrega dos materiais esportivos ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação de São Domingos do Norte e contou com a presença do prefeito do município, José Geraldo Guidoni, do secretário Municipal de Educação, Élison Cácio Campostrini, dos diretores e servidores das escolas contempladas e de servidores da Sejus.

Foram contempladas as escolas CMEI Vovó Zezé, CMEI Criativo, Pré-Escola Municipal Cebolinha, EMEF Braço do Sul, EMEF Patrimônio de Santo Antônio, EMEF Córrego Dumer, EMEF Ananias Custódio, EMEF Córrego Ferrugem, Escola Municipal Pluridocente Santa Helena e EMEF Córrego da Divisa.

Também receberam os materiais esportivos as Escolas Unidocentes Municipais Braço do Sul, Manoel Rozindo, Maria Mariani, Córrego Negro, São Francisco, São Gonçalo, São Paulo da Cruz, Córrego Feio, Adventista de Moroba, Adventista de Bela Vista e a EEEFM São Domingos.

As doações das bolas e redes produzidas pelos detentos começaram em junho de 2014. Nesse período, 20 escolas e duas instituições sociais da Grande Vitória e do interior do Estado já receberam os materiais esportivos.

De acordo com a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, "a intenção da Sejus é doar o material esportivo às escolas e instituições filantrópicas e sociais, a fim de proporcionar lazer e estimular crianças e adolescentes a desenvolverem a prática de esportes, além de auxiliar no processo de reintegração social dos internos do sistema prisional", explicou.

Para o diretor da EEEFM São Domingos do Norte, Max Sandro Orelle, a iniciativa trará muitos resultados positivos. "Nós, servidores da escola estadual, consideramos a iniciativa fantástica. A doação dessa quantidade de material esportivo nos ajuda bastante", afirmou.

Já no CMEI Criativo, as doações servirão para reforçar um projeto desenvolvido na escola. "Trabalhamos com crianças 04 a 06 anos, e desenvolvemos com elas um projeto que visa à reeducação alimentar e a prática do esporte. Com este material, poderemos promover a vida saudável dos nossos alunos no futuro", contou a diretora Josilma Scaramussa Leopoldino.

Pintando a Liberdade

As bolas e redes foram produzidas pelos internos que participam do projeto 'Pintando a Liberdade'. A inciativa existe desde 2010 e busca a ressocialização e a profissionalização dos presos, com a utilização dessa mão de obra para produção de material esportivo.

Hoje, 100 internos, de várias unidades de Vila Velha e Viana, desenvolvem atividades de corte, estampa e costura de bolas, além de confecção de redes. Os internos que trabalham na produção de bolas e redes são remunerados e possuem o benefício de remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia da pena a ser cumprida é reduzido.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto