19/06/2015 11h28 - Atualizado em 16/03/2016 16h55

Escolas e instituição social recebem bolas e redes produzidas por detentos

Seis escolas municipais e estaduais e uma instituição social receberam bolas e redes esportivas confeccionadas por detentos do sistema prisional capixaba. Ao todo, foram distribuídos kits contendo bolas e redes de futsal, voleibol, basquetebol e futebol de campo, totalizando 455 bolas e 42 redes. A ação foi coordenada pela equipe de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Nessa quinta-feira (18), foram contempladas as escolas EEEFM Aristeu Aguiar, EEEM Monsenhor Miguel Sanctis e EEEFM Henrique Coutinho, localizadas no Sul do Estado.

Já na Grande Vitória, as doações dos materiais esportivos foram realizadas nos dias 10 e 11 nas escolas EMEF Orestes Souto Novaes, EMEF Francisco Assis Pereira, Colégio Estadual do Espírito Santo e na instituição social Associação Lar Semente do Amor (Alsa).

A intenção da Sejus é doar o material esportivo às escolas e instituições filantrópicas e sociais, a fim de proporcionar lazer e estimular crianças e adolescentes a desenvolverem a prática de esportes, além de auxiliar no processo de reintegração social dos internos do sistema prisional.

O coordenador da Associação Lar Semente do Amor, Pedro Deps Neto, comentou que os materiais esportivos serão muito úteis. "A doação desses materiais contribuirá para a prática de esportes na associação. Só temos a agradecer por este gesto", afirmou.

Já a coordenadora de Gestão de Projetos Especiais da Sejus, Leizielle Marçal Dionizio, acredita que ações como essa também trazem benefícios aos presos. "O projeto possibilita a reaproximação dos detentos com a sociedade, por meio do trabalho na confecção e doação desses produtos esportivos", explicou.

Pintando a Liberdade

As bolas e redes foram produzidas pelos internos que participam do projeto 'Pintando a Liberdade'. A inciativa existe desde 2010 e busca a ressocialização e a profissionalização dos presos, com a utilização dessa mão de obra para produção de material esportivo.

Hoje, internos de várias unidades de Vila Velha e Viana desenvolvem atividades de corte, estampa e costura de bolas, além de confecção de redes. Os internos que trabalham na produção de bolas e redes são remunerados e possuem o benefício de remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia da pena a ser cumprida é reduzido.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto