06/04/2018 16h19 - Atualizado em 06/04/2018 16h22

Escritório Social: Egressos comemoram formatura em cursos profissionalizantes

Quarenta egressos do sistema prisional, atendidos pelo Escritório Social, se formaram, nesta sexta-feira (06), em cursos profissionalizantes realizados em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Os formandos receberam os certificados de conclusão de curso, emitidos pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. A carga horária dos cursos foi de 40 horas e as aulas foram realizadas no Escritório Social, localizado no Centro de Vitória.

A cerimônia de formatura dos cursos de Auxiliar de Estoque e Armazenamento e Auxiliar de Logística foi realizada no auditório da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), em Vitória.

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, da gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, e da gerente de Articulação Intersetorial da Secretaria de Estado de Governo (SEG), Alice Emília da Silveira.

Também estiveram presentes na formatura a diretora de Planejamento de Desenvolvimento da Codesa, Mayhara Chaves, o servidor Marcelo Cardoso Lima dos Santos, representando a Secti, e o professor João Carlos de Alvarenga Neto, representando os docentes que ministraram os cursos aos egressos.

Cerimônia

Acompanhados por familiares e amigos, os egressos comemoraram a conclusão dos cursos e estão confiantes de que os novos conhecimentos vão ajudar a se recolocarem no mercado de trabalho.

A egressa Talía Martins de Lima, de 20 anos, que se formou nos dois cursos oferecidos pelo Escritório Social, contou que viu na oportunidade de estudar a chance de se preparar melhor para disputar uma vaga de emprego.

“Resolvi fazer os dois cursos para aprender mais já que há uma relação entre eles. Espero conseguir um emprego para poder colocar em prática o que aprendi. Também quero continuar os estudos e concluir o ensino fundamental e, depois, o médio”.

Alan Gama Fernandes, 29 anos, que foi escolhido como orador pelos formandos, disse que os cursos são uma ajuda para que os ex-detentos possam ter uma vida nova.

“Sou grato por essa oportunidade. Fiz os dois cursos e me senti valorizado por poder falar em nome dos meus colegas. No Escritório Social nos ensinaram que uma jornada longa se inicia com apenas um passo e tenho certeza que a formatura será apenas o começo de uma vida nova para nós. Quero fazer mais cursos e começar a trabalhar”.

Mayara Reinoso de Lima, 26 anos, esposa do formando Leandro Roger da Silva, 28 anos, também acredita que o curso irá trazer boas oportunidades para o marido. “Fico muito feliz por vê-lo se formar. Essa foi uma porta que se abriu e ele soube aproveitar a chance. Tenho esperança de que ele conseguirá um emprego nessa área e, assim, poderá praticar o que aprendeu”.

Já o secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, parabenizou os egressos pela dedicação aos estudos e destacou a importância dos cursos de capacitação. “A formação que vocês receberam é voltada para áreas importantes para o mercado de trabalho, principalmente devido à vocação portuária do Estado. Esperamos que esses cursos abram novas oportunidades para todos”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br