25/08/2017 14h27

Escritório Social: Egressos e familiares participam de palestras sobre empreendedorismo e geração de renda

Egressos do sistema prisional e familiares, atendidos pelo Escritório Social, estão participando de palestras sobre empreendedorismo e geração de renda. A primeira palestra foi realizada nesta semana e a programação segue até o mês de novembro. As capacitações serão ofertadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para participar das atividades, ex-detentos e seus familiares devem se inscrever, pessoalmente, no Escritório Social. A participação é gratuita.

Dando início ao calendário de ações, nesta quinta-feira (24), 30 egressos e familiares assistiram a uma palestra com orientações sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), ministrada pelo instrutor Eustáquio Vasconcellos.

Na ocasião, foram abordados temas como documentação necessária para se tornar um microempreendedor e benefícios de se tornar um MEI. Os participantes também aproveitaram para tirar dúvidas sobre o passo a passo para a abertura e formalização de um negócio.

O egresso Fabrício Jesus do Santos, 30 anos, elogiou a palestra e destacou que o encontro foi muito esclarecedor.

“Aprendi bastante e saio daqui animado para colocar em prática, pois pretendo abrir um salão. Fiz um curso de cabeleireiro enquanto cumpria pena e me interessei pela área. Agora, quero abrir meu negócio, pois já consegui comprar alguns equipamentos com ajuda da minha família”.

O egresso Gilliard França Gomes, 34 anos, que também sonha em ter trabalhar por conta própria, participou da capacitação e contou os planos para o futuro.

“Estava um pouco perdido sobre como poderia começar um negócio e pude tirar várias dúvidas que eu tinha. Como gosto de trabalhar por conta própria e conseguir um trabalho formal está difícil, quero formalizar as atividades que já realizo hoje como fabricação de produtos de limpeza e revenda de roupas. Pretendo vir a outras palestras no Escritório Social, pois é ótimo obter informações que nos ajudem no mercado de trabalho”.

Inclusão produtiva

Nesta semana, egressos e familiares atendidos no Escritório Social também participaram de palestras oferecidas por meio da Coordenação de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vitória.

Voltadas para a preparação para o retorno ao mercado de trabalho e para a geração de renda, as capacitações reuniram aproximadamente 20 pessoas. Como fazer um currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, como vender produtos e avaliar o mercado foram alguns dos tópicos abordados pela instrutora Aline Romeiro.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, explicou que o objetivo das atividades oferecidas com o apoio dos parceiros é despertar nos egressos uma visão empreendedora.

“Com as palestras e oficinas estamos capacitando os egressos e seus familiares, preparando-os para abrir um negócio próprio e serem bem-sucedidos, ampliando as possibilidades de trabalho e geração de renda dessas famílias”.

Escritório Social

Com orientação estratégica elaborada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Escritório Social oferece suporte aos ex-detentos e seus familiares para ajudá-los no processo de reintegração à sociedade.

No local, os egressos são atendidos por uma equipe multidisciplinar que elabora um plano individual de atendimento de acordo com as demandas individuais, oferece atendimento psicossocial e encaminha os egressos para serviços de assistência à saúde, educação, qualificação e ao trabalho.

Serviço:

Escritório Social

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar)

Telefones: 27 3132-2012/ 3132-5137.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664