06/04/2017 11h06

Escritório Social: Egressos fazem curso de Recepção e Segurança em Portarias

Vinte egressos do sistema prisional estão aprendendo uma nova profissão no curso de Recepção e Segurança em Portarias, oferecido pelo Escritório Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O curso tem duração de 45 horas, divididas em aulas práticas e teóricas, e aborda temas como técnicas de atendimento, prevenção de acidentes, primeiros socorros e segurança pessoal e patrimonial. As aulas estão sendo realizadas na sede do Escritório Social, no Centro de Vitória.

Para o egresso Jocimar Rosa da Silva, 29 anos, o curso de qualificação vai contribuir para seu futuro. “Vai me ajudar muito. Essa é uma área que me interessa e se aparecerem outras oportunidades de qualificação pretendo fazer novos cursos”, disse.

Vaner Junior de Souza Santana, 24 anos, também enxerga o curso como uma ferramenta para ter um futuro melhor.

“Já trabalhei em diversas profissões, como ajudante de padeiro e auxiliar de serviços gerais, mas acrescentar uma nova formação, se atualizar, é sempre bom. Quero ter uma família e fazer esse curso pode ajudar a aumentar as chances de conseguir uma vaga”.

O egresso Helcio Borges, 40 anos, também está à procura de emprego e espera que a nova formação o auxilie a conquistar uma vaga. “Tenho experiência na área de construção civil e de metalurgia, mas como não consegui emprego nessa área, estou abraçando a possibilidade de mudar e trabalhar em portaria”.

O secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, reforça que esse acompanhamento dos egressos oferecido pelo Escritório Social é importante para a reintegração dos ex-detentos à sociedade.

“O Escritório agiliza o acesso dessas pessoas que estão retornando ao convívio social às políticas públicas e encaminha os ex-detentos para a realização de cursos e para o mercado de trabalho. Em um ano de funcionamento, mais de 3,4 mil egressos já foram atendidos nesse espaço”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard