07/03/2018 12h20

Escritório Social: egressos participam de cursos profissionalizantes

Quarenta egressos do sistema prisional estão tendo a chance de aprender novas profissões em cursos oferecidos pelo Escritório Social. Eles iniciaram nesta terça-feira (6) aulas dos cursos de Auxiliar de Estoque e Armazenamento e Auxiliar de Logística e Produção.

Os cursos têm carga horária de 40 horas e são oferecidos em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, ressalta que esses são os primeiros cursos ofertados em parceria com a Secti.

“Entre abril e dezembro serão oferecidos mais cursos com o apoio da Secti, possibilitando a qualificação de 120 egressos no total. Nossa meta é estender e fortalecer ainda mais essas parcerias para atendermos a um maior número de pessoas. A qualificação profissional é um instrumento de intervenção e inclusão social, sendo imprescindível para a recolocação no mercado de trabalho dos egressos e, consequentemente, para a redução da reincidência criminal”.

Para o egresso José Augusto Carlos, 46 anos, que iniciou o curso de Auxiliar de Logística e Produção nesta terça (6), a formação irá agregar valor ao seu currículo.

“Essa chance vai me permitir ter uma capacitação em um curso concorrido, ao qual eu não teria acesso se não fosse por meio do Escritório Social. Enquanto cumpri pena, fiz um curso de Almoxarife. Acredito que essa nova oportunidade vai somar ao que aprendi e me ajudará a retornar ao mercado de trabalho, recomeçando em uma nova área”.

O ex-detento Alan Gama Fernandes, 29 anos, que também começou o curso de Auxiliar de Logística e Produção, elogiou o suporte oferecido pelo Escritório Social aos egressos.

“Vejo o Escritório como a primeira porta aberta para o retorno à sociedade. É um lugar de confiança e amparo para os ex-detentos, que nos ajuda a retomar a confiança em nossa capacidade”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Antonio Nogueira

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard