26/10/2018 15h34 - Atualizado em 26/10/2018 15h37

Escritório Social: egressos realizam cursos de qualificação profissional

Cento e trinta egressos do sistema prisional estão tendo a oportunidade de aprender novas profissões em cursos ofertados pelo Escritório Social. As aulas tiveram início nessa segunda-feira (22).

Os cursos oferecidos são de almoxarifado, porteiro, instalador de rede de computadores e preparação de Coffee Break.

As qualificações têm carga horária de 40 horas e são promovidas em parceria entre a gerência de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Esse é o quinto ciclo de cursos voltados para ex-internos que buscam aprender uma profissão, facilitando o retorno deles ao mercado de trabalho. Ao todo, já foram certificados 249 alunos, nos quatro ciclos anteriores.

“A iniciativa tem despertado nos egressos o interesse em melhorar o nível de escolaridade. O objetivo dos cursos é promover, por meio da qualificação, a inserção no mercado de trabalho. Além de resgatar a autoestima e a reescrita de uma nova história de vida”, ressaltou a gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva.

Leonardo Ferreira da Costa, 30, é um dos egressos que está participando do curso de porteiro oferecido pelo Escritório Social. Ele, que já fez outros dois cursos, elogiou a oportunidade. “Os cursos são acessíveis e oferecem boas qualificações”, ressaltou o egresso, que já está participando de processos seletivos.

Já Wanderson Pederzine Gonçalves, 31, escolheu o curso de porteiro por ser, para ele, uma forma mais rápida de retornar ao mercado de trabalho. “Acredito que esse tipo de iniciativa ajuda o egresso a ter uma vida justa e digna. É uma segunda chance para o nosso retorno à sociedade. Vou continuar buscando mais oportunidades no Escritório Social para me qualificar cada vez mais”, disse.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard