19/12/2018 14h22 - Atualizado em 19/12/2018 14h23

Escritório Social: egressos recebem certificados de cursos de qualificação

Noventa e nove egressos do sistema prisional do Espírito Santo, atendidos pelo Escritório Social, se formaram, nesse sábado (15), em cursos de qualificação profissional ofertados em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

A cerimônia de formatura dos cursos de Almoxarife, Porteiro, Panificação, Instalador de Redes, Noções Básicas de Computação e Coffee Break foi realizada no auditório Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho, em Vila Velha. 

Participaram do evento a gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva; o subgerente de Atenção ao Egresso e Alternativas Penais, Josélio Chaves Tiradentes; a subgerente de Atenção ao Psicossocial, Ana Paula Cardoso da Cruz; a chefe da Central de Atendimento a Egressos e Família, Érica Paula Martins Valadão, além do coordenador dos cursos ofertados em parceria entre a Sejus e a Secti, o professor Marcelo Cardoso Lima e familiares dos egressos.

No evento, os formandos receberam os certificados de conclusão de curso, emitidos pelo Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho. Os cursos tiveram carga horária de 40 horas e as aulas foram realizadas no Escritório Social, localizado no centro de Vitória.

Durante a formatura, os 99 alunos do 5º ciclo de cursos de qualificação profissional receberam certificados. Contudo, de março a dezembro de 2018, foram certificados, no total, 317 egressos, que concluíram cursos de Auxiliar de Estoque e Armazenamento, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Rotinas Administrativas, Garçom, Garçom Avançado, Logística e Produção, Porteira, Panificação, Instalador de Redes de Computador, Noções Básicas de Computação e Coffee Break.

Segundo a gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, a qualificação profissional é um instrumento de intervenção e inclusão social, sendo imprescindível para a concretização e recuperação dos valores, o despertar da autoestima, das potencialidades e da criatividade dos egressos.

“Nosso objetivo é garantir o resgate da cidadania e dos direitos dos egressos e de seus familiares, criando expectativas de recolocação no mercado de trabalho, por meio de mão de obra qualificada. Temos hoje muitos egressos que já estão atuando em diversas áreas, pós-certificação, tanto no mercado de trabalho formal, quanto no informal”, explicou Cláudia.

Para Rayane de Andrade, 24, formanda do curso de panificação, a oportunidade foi um divisor de águas. “A qualificação foi muito importante para minha volta ao mercado de trabalho, além de ter sido uma ótima ocupação para a mente. Antes de concluir o curso eu já estava empregada em uma padaria, em Vila Velha”, destacou a egressa.

Esse foi o terceiro curso que Rayane concluiu no Escritório Social. Ela já havia feito os cursos de Recepcionista e Técnica em Vendas. “Uma qualificação complementou a outra e tudo o que aprendi nos três cursos ajuda muito no desempenho do meu trabalho na padaria”, ressaltou Rayane.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e no convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar);

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard