29/10/2021 16h24 - Atualizado em 29/10/2021 16h25

Escritório Social ganha versão virtual para atendimento aos egressos do sistema prisional

Um novo aplicativo foi lançado para complementar os serviços ofertados aos egressos do sistema prisional. O Escritório Social Virtual é uma plataforma que busca facilitar a localização de serviços da rede de equipamentos públicos sociais, incluindo unidades de saúde, além de atendimento social, abrigos, restaurantes comunitários, locais de prestação de assistência judiciária gratuita e de obtenção de documentação civil básica.

Integrado ao Sistema Eletrônico de Execução Unificada (Seeu), o Escritório Social Virtual oferta cursos livres gratuitos e conteúdos, com foco específico em geração de trabalho e renda. O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, ressaltou que o Escritório Social tem um papel importante na reintegração das pessoas privadas de liberdade.

“O Espírito Santo foi o primeiro Estado a oferecer esse serviço, que está passando por mudanças para seu aperfeiçoamento. Estamos agregando tecnologia ao Escritório Social e complementando todo o atendimento já ofertado. Uma das nossas frentes é com o trabalho do preso, buscando aumentar vagas para que mais pessoas possam se ocupar e aprender um ofício”, ressaltou.

Segundo Mello, o Escritório Social é uma ferramenta complementar, que visa a dar orientação e assistência à pessoa egressa. “Parabenizamos toda a equipe e estamos contentes com essa parceria. Seguimos trabalhando juntos por novas entregas, como a Central de Alternativas Penais, que, com o CNJ, devemos inaugurar em breve”, pontuou o secretário.

O supervisor das Varas Criminais e de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Fernando Zardini, disse que a nova versão adota metodologia inovadora, abrangendo políticas diversas. “Essa ferramenta do Escritório Social está customizada à realizada do Espírito Santo e tem o intuito de fortalecer essa política pública para dar continuidade na atenção à pessoa egressa e seus familiares”, destacou.

Cinco anos de atividades do Escritório Social

Além de lançar a versão on-line e digital do Escritório Social, a solenidade marcou a comemoração dos cinco anos de funcionamento do Escritório Social no Espírito Santo.

Durante o evento, além de apresentar o aplicativo, a coordenadora adjunta do eixo cidadania, do Programa Fazendo Justiça, Pollyanna Bezerra Lima Alves, contou que o serviço, inaugurado no Estado em 2016, é uma cooperação técnica entre a Secretaria da Justiça (Sejus), Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Desde que foi inaugurado, mais de 25.680 atendimentos foram realizados na unidade do Centro de Vitória, que atende a Região Metropolitana, e nas sucursais de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

Janderson de Sales Pacheco, egresso do sistema prisional, lembrou do apoio que recebeu do Escritório Social, logo após obter a liberdade, e que foi muito bem atendido ao fazer o cadastro para participar de cursos e capacitações, além de encaminhamentos para entrevista de emprego. “Foi quando recebi uma ligação do Escritório Social sobre uma vaga de emprego em uma empresa de saneamento. Fiz a entrevista e fui selecionado. Trabalho no mesmo local há um ano e quatro meses e já fui até promovido. Comecei como auxiliar de saneamento e depois de dez meses, virei agente de saneamento”, disse.

Pacheco também recordou de quando teve aumento salarial. “O que me deixou muito feliz foi a confiança que depositaram em mim, mesmo sendo um egresso. Só tenho a agradecer as oportunidades que recebi da Secretaria da Justiça e do Escritório Social. Trabalhei e concluí o Ensino Médio no sistema e minha formação contribuiu muito para agarrar essa oportunidade. Na empresa, meu ambiente de trabalho é excelente. Não recebo tratamento diferenciado por ter cumprido pena e tenho o apoio do Escritório Social, que acompanha todo esse processo de perto até hoje. Foi uma oportunidade de ouro e posso afirmar, com toda certeza: quem quer mudar de vida, tem chance de transformação. Basta agarrar as oportunidades”, enfatizou.

Serviço:

Escritório Social Virtual:

O aplicativo do Escritório Social Virtual está disponível para celulares com o sistema Android e iOS. Para baixá-lo, acesse a loja de aplicativos do celular, pesquise por “Escritório Social Virtual”, clique para instalar o aplicativo. Ao final da instalação, clique no ícone do “Escritório Social Virtual”, que já está pronto para o uso.

Escritório Social

No Escritório Social, o atendimento aos egressos é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefone: (27) 3132-2012

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664