24/05/2017 15h47 - Atualizado em 24/05/2017 15h52

Escritório Social recebe visita de servidores do Paraná

Representantes do Governo do Paraná visitaram o Espírito Santo, na última semana, para conhecer o funcionamento e os resultados do Escritório Social capixaba, o primeiro do país, que completou um ano de atividades em abril.

O Escritório Social do Paraná, com sede em Curitiba, está em funcionamento desde março deste ano. A diretora da unidade, Ananda Chalegre, e a assessora de projetos do Departamento Penitenciário do Paraná, Renata Himovski, acompanharam o trabalho da equipe capixaba para entender o funcionamento dos serviços prestados aos egressos do sistema prisional e seus familiares no Espírito Santo.

“Nosso objetivo foi conhecer os fluxos de trabalho e os encaminhamentos realizados, entender como funciona a rede de parceiros e saber como é feita a divulgação do Escritório junto à população carcerária”, disse Ananda Chalegre.

Durante a visita ao Estado, as servidoras também puderam participar de uma roda de conversa com a participação de egressos atendidos no Escritório Social, que falaram sobre suas experiências e sobre o atendimento que vêm recebendo no local.

As representantes do Governo do Paraná visitaram, além do Escritório Social, a Unidade de Saúde do Sistema Penal (USSP), o Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana (CDPFV), a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) e o prédio onde são realizadas as Audiências de Custódia, no complexo de Viana. 

Elas assistiram também a uma apresentação dos servidores José Luiz Dolsan e Pablo Amaral, do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), que estão desenvolvendo um sistema que vai otimizar o registro dos atendimentos realizados pelo Escritório Social. Representantes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e servidores da Secretaria de Estado de Governo também participaram desse encontro.

“Essa troca de experiências é importante para que todos possam seguir a mesma trilha, já que o Escritório é um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Espírito Santo já conseguiu resultados muito positivos e conta com uma equipe unida e robusta, que acredita no projeto”, disse Renata Himovski.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, ressalta que a experiência exitosa do Escritório Social no Espírito Santo torna o Estado uma referência em ações voltadas para egressos.

“Estamos conseguindo fazer a diferença na vida dessas pessoas, visto os relatos do público que atendemos. Muitos já voltaram aos estudos, outros retornaram ao mercado de trabalho. Além disso, os egressos encontram no Escritório uma referência nos momentos de fragilidade e sentem-se valorizados pela equipe”.

A gerente também destaca que o novo sistema que está sendo desenvolvido vai ser um passo importante para o avanço das ações desenvolvidas no Escritório.

“Com o sistema, poderemos otimizar e qualificar os atendimentos e ter um banco de dados integrado aos parceiros e à rede de serviços públicos. Essa informatização também nos permitirá monitorar e avaliar os planos de trabalho individuais de forma mais eficaz”.

Escritório Social

O espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sua atuação está direcionada ao atendimento do egresso do sistema penitenciário do Estado e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e no convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. Todos poderão receber orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação e encaminhamento profissional e educacional.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado. Dele também participam, sob a orientação estratégica elaborada pelo Tribunal de Justiça (TJES), a gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e a execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664      

 

 

 

   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard