07/06/2022 16h50 - Atualizado em 10/06/2022 11h27

Espírito Santo sedia Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria da Justiça (Sejus) promovem o II Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária (SERIIPEN) – Sudeste, que acontece no Espírito Santo. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, e do diretor de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional, Josélio Azevedo.

A segunda edição do SERIIPEN busca fomentar a integração e a cooperação entre as agências de inteligência penitenciária na região Sudeste, que tem grande relevância estratégica no cenário penitenciário nacional, pois concentra a maior parte da população carcerária do sistema penitenciário brasileiro.

Na cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, destacou que o Espírito Santo, com estratégia e integração, tem mantido o sistema prisional sob controle. "Nossos presídios não são organizados para acomodar facções. O Estado destina o preso pensando exclusivamente na ressocialização dele. Essa conquista é uma vitória da inteligência, advinda do competente trabalho realizado pela Diretoria de Inteligência Prisional. É com inteligência que todos no sistema devem agir, principalmente na área operacional”, frisou.

O secretário destacou ainda que uma das estratégias bem-sucedidas é dar aos internos a oportunidade de buscar um novo caminho. “É preciso utilizar a inteligência organizacional de forma estratégica, conhecendo e manejando os dados e informações para aplicá-los aos procedimentos", reforçou Mello.

O diretor de Inteligência Penitenciária do Depen, Joselio Azevedo de Sousa, na abertura do evento, agradeceu a recepção da Secretaria da Justiça do Governo do Espírito Santo e reforçou a importância do seminário não só para a inteligência penitenciária, mas para a segurança pública brasileira “Com os dados gerados pela inteligência do sistema penitenciário, os tomadores de decisão têm informações necessárias para a adoção das ações estruturantes para a administração prisional e também para a gestão da segurança pública”, salientou.

“Nesse sentido, o SERIIPEN busca o aprimoramento, a integração e a coordenação, assim como possibilitar o compartilhamento de problemas enfrentados, e as boas práticas implementadas pelas agências de inteligência penitenciária da região Sudeste”, completou o diretor da Inteligência do Depen. Ele realizou a abertura das atividades do seminário, com a palestra sobre o papel da diretoria capitaneada na Inteligência Penitenciária Brasileira.

Também participaram da abertura do evento o delegado da Polícia Federal Leonardo Damasceno, representando o superintendente da Polícia Federal,  delegado Eugênio Ricas; o gerente de Contrainteligência da Subsecretaria de Estado de Inteligência do Governo do Espírito Santo, coronel Rogério Bubach; o chefe de Inteligência do 38º Batalhão de Infantária, capitão Benhur Alves Rosa; e um oficial representando o superintendente Estadual da Abin no Espírito Santo, Delanne Novaes de Souza.

Sobre o SERIIPEN

A primeira edição do Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária aconteceu no Paraná, no final de 2021. O SERIIPEN fomenta a integração e a cooperação entre os operadores de inteligência, a fim de estimular a troca de experiências entre os profissionais.

O objetivo da iniciativa é promover o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública que atuam nas agências de inteligência penitenciária, bem como tratar de novas perspectivas do tema no cenário nacional, além de propiciar a integração e a cooperação com as demais forças de segurança pública.

Com informações da divisão de Comunicação Social do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664