28/05/2019 17h22

Estado assina termo para instalação da APAC de Cachoeiro de Itapemirim

As atividades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) serão iniciadas em Cachoeiro de Itapemirim. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), assina o termo de fomento com a APAC do município nesta quarta-feira (29). O evento será realizado no Palácio Anchieta, às 14h, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

Para difundir o método utilizado pelas Apac’s em todo o País, um workshop será realizado após a solenidade que firma a parceria.  O tema “Introdução ao método APAC e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo", será proferido pelo diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira  e Tatiana Flávia Faria de Souza, gerente Jurídica e de Convênios da entidade.

A Sejus realizou a reforma das edificações destinadas ao funcionamento da Apac, que inclui o bloco administrativo e o espaço onde funcionarão o regime fechado, com 40 vagas. Além de reformas na alvenaria, as obras incluíram a instalação de telhado, parte elétrica, hidrossanitária, serralheria e pintura.

Método APAC

O método é baseado em uma disciplina rígida, pautado pelo respeito, ordem, trabalho e envolvimento com a família do recuperando, tendo como base a valorização humana, vinculada à evangelização.  Nesse conceito, os próprios detentos são responsáveis pela sua recuperação e ajudam outros recuperandos nesse processo.

O valor da contrapartida do Estado por recuperando é, em média, de R$ 1.252. Cabe à APAC aplicar a metodologia de ressocialização. A custódia do apenado, porém, permanece sob responsabilidade da Sejus. Para participar da APAC, é necessário que o detento seja voluntário, e que passe por um treinamento para conhecer o conceito e o método aplicado nas APAC's.

Na unidade, eles recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica. A APAC é filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

Programação:

14h – Solenidade de assinatura do termo de fomento

15h – Workshop “Introdução ao método APAC e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo"

Palestrantes:
Valdeci Antônio Ferreira – diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)
Tatiana Flávia Faria de Souza - gerente Jurídica e de Convênios da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)

16h30 – Debate

17h – Encerramento

Serviço:
Instalação da APAC de Cachoeiro de Itapemirim
Data: 29/05 (quarta-feira)
Horário: 14 horas