21/09/2017 15h37

Estudantes visitam Hospital de Custódia

Vinte e seis estudantes do 7° período do curso de Direito da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, em Vitória, visitaram, na manhã desta quarta-feira (20), o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), localizado em Cariacica.

Acompanhados pela professora Aline Correia Devens, os alunos conheceram a estrutura e funcionamento da unidade administrada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Durante a visita, conduzida pela diretora Roberta Barbosa dos Santos Prates, o grupo de estudantes conheceu o pátio, a biblioteca, a área administrativa, as salas de aula, alojamentos e a horta da unidade, cultivada pelos pacientes do HCTP. Na ocasião, a diretora fez, ainda, uma pequena palestra contando sobre o funcionamento do HCTP e os projetos que são oferecidos aos pacientes.

Atualmente, o Hospital conta com oficinas terapêuticas de pintura, teatro, ioga e horticultura, que contribuem para o processo de desenvolvimento dos pacientes. A oferta faz parte das novas rotinas implantadas na unidade, que abriga pessoas com transtornos mentais que, por decisão da Justiça, foram internadas para tratamento psiquiátrico.

“As visitas são importantes pois elas desmitificam a ideia que os estudantes têm do sistema prisional. Se tratando do Hospital, então, é a oportunidade de mostrarmos as ações realizadas na unidade, muitas vezes desconhecidas. Os alunos conhecem a proposta da unidade e saem daqui com uma concepção totalmente diferente daquelas que possuíam anteriormente. As visitas são muito positivas. Tanto para nós, quanto para eles”, explicou a diretora do HCTP, Roberta Barbosa dos Santos Prates.

Visitas

As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. No ano passado, mais de 800 estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard