26/05/2023 17h04

Estúdio de TV montado em unidade prisional leva informação e entretenimento aos custodiados

Um estúdio de TV montado na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) tem auxiliado no desenvolvimento das ações de ressocialização da unidade prisional. Com uma programação variada, com assuntos sobre assistência religiosa, saúde, vídeos educativos, esportes, música e até recados de familiares, internos acompanham as transmissões da TV pelas galerias e podem sugerir pautas.

O projeto, que recebeu o nome de TV Renovar (TVR), conta com estúdio completo, composto por telas de Led, microfone, mesa de som e equipamentos de áudio e vídeo, tudo adquirido por meio de doações. Monitores instalados em todas as galerias da unidade garantem a transmissão das programações a todos os internos custodiados.

Idealizado pelo diretor da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco, Makssuel Delevidove, e o chefe de Segurança da unidade, Maxwell de Sá, o estúdio foi implantado em 2019, com o objetivo de levar informações à população prisional sobre a pandemia da Covid-19, além de transmitir mensagens de fé e esperança. Atualmente, o Projeto TRV foi ampliado, adquirindo novos equipamentos e nova grade de programações. Os internos também contribuem com sugestões dos assuntos que serão veiculados.

De acordo com Makssuel Delevidove, as transmissões ocorrem diariamente, com a supervisão de policiais penais. “As transmissões são diárias e para todos os internos da unidade prisional. A TV Renovar tem contribuído de forma significativa para a oferta de informações. O resultado da iniciativa tem sido imensurável. O Projeto tem sido importante em acalmar a ansiedade dos internos, que, por meio das transmissões das instituições religiosas e familiares, contribuem muito para a pacificação do ambiente prisional”, destacou.

A programação inclui ainda quadros, como Saúde em foco; Curiosidades; Humorizando, Sessão Cinema; Esportes radicais; Bola na rede, com comentários ao vivo realizados por internos, além de inovações automobilísticas, mensagens de familiares e musicais diversos. A TRV também veicula transmissões ao vivo, por meio do programa “Momento de reflexão”, em que membros e convidados de diversas denominações religiosas fazem leituras de textos bíblicos, orações e momentos de louvor. A assistência religiosa prisional está prevista na Lei de Execução Penal (LEP).

O diretor da unidade, Makssuel Delevidove, ressaltou que a TV Renovar tem contribuído com o processo de ressocialização dos internos. “O objetivo do projeto é promover a interação entre os internos, ofertar informações que são de interesse deste público, além de entretenimento. O resultado da iniciativa tem sido imensurável, pois diminuiu a ansiedade dos custodiados em função do cárcere e tornamos o ambiente prisional mais humanizado”, disse.

Para o interno Gustavo de Meira Gódio, ter acesso às informações transmitidas traz uma realidade diferente. “Uma vez preso, se perde a noção do exterior. Contudo, a programação da TV traz tranquilidade, positividade, pacificação de sentimentos. As mudanças são percebidas no nosso comportamento, em especial, quando assistimos aos vídeos dos nossos familiares, por exemplo. Isso nos aproxima das pessoas e da realidade de fora, nos faz sentir cada dia mais preparados a voltar para a sociedade”, disse.

Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856