19/04/2018 10h33

Evento na Ufes discute participação da sociedade na inclusão de ex-detentos

Nesta sexta-feira (20), a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) promove mais uma edição do projeto ProEx Diálogo que, nesta edição, discutirá a participação da sociedade na inclusão dos ex-detentos do sistema prisional. O evento conta com apoio do Escritório Social e será realizado às 9 horas, no Cine Metrópolis, no campus da Ufes, em Goiabeiras.

O debate é aberto a estudantes e pesquisadores, profissionais que atuam na rede de proteção social, representantes do terceiro setor, egressos do sistema prisional e familiares de ex-detentos.

Participarão do debate sobre a inclusão dos egressos: Juliana Porto Vieira, coordenadora de Promoção da Política de Alternativas Penais e Atenção à Pessoa Egressa, do Ministério Extraordinário da Segurança Pública; e a juíza Gisele Souza de Oliveira, coordenadora das Varas Criminais e de Execuções Penais e do programa Cidadania nos Presídios no Estado.

O professor e pesquisador da Ufes, Rogério Faleiros, e a empresária Margareth de Freitas, que emprega ex-detentos, também farão parte do evento.

O debate também contará com o depoimento de Paulo Rodrigues da Silva, egresso do sistema prisional que foi atendido no Escritório Social e hoje trabalha em uma empresa de limpeza.

A mediação será feita pela gerente de Articulação Intersetorial da Secretaria de Estado de Governo (SEG), Alice Emília da Silveira.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Sejus, Cláudia Maria da Silva, destaca a importância da participação da sociedade no processo de reintegração social de ex-detentos.

“É necessário discutir com a sociedade civil, instituições públicas e governamentais a reintegração socialde ex-detentospara romper com a estigmatização que existe em relação às pessoas que passaram pelo sistema prisional. Esse diálogo também é importante para que possamos pensar em políticas públicas específicas e articuladas com a rede de proteção social paraque, ao deixar a prisão, a pessoa possa ser atendida e respeitada em suas demandas e potencialidades”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

O atendimento aos egressos é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Serviço:

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefones: 3132-2012 / 3132-5137.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard