25/03/2024 10h52 - Atualizado em 25/03/2024 10h53

Fábrica de fraldas e absorventes será implantada no sistema prisional

A Secretaria da Justiça (Sejus) recebeu da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) equipamentos necessários para a instalação de uma fábrica de fraldas e absorventes no sistema prisional. O projeto do Governo Federal tem como base a dignidade menstrual em todas as unidades federativas, além de criar oportunidades de emprego para pessoas privadas de liberdade.

No Espírito Santo, a fábrica será instalada no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI). A unidade prisional recebeu todos os equipamentos na última sexta-feira (22). O kit é composto por máquinas de fralda, seladoras de embalagem, esterilizadoras, mesas e máquinas de corte e vinco, além de datadores manuais. O valor do investimento é de R$ 111.374,76.

A Sejus ainda estuda algumas medidas para iniciar a produção dos materiais no sistema prisional. “Precisamos avaliar os recursos entregues, a contratação de insumos necessários para a produção, bem como a capacitação de internas que serão envolvidas no projeto. Também é necessária uma avaliação mais profunda sobre a destinação dos materiais fabricados, tendo em vista que a capacidade de produção é alta e pode atender não só o público feminino custodiado nas unidades prisionais, mas também outros segmentos da sociedade”, explica o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

A capacidade de produção da fábrica é de até mil fraldas e absorventes por dia, podendo atender às necessidades do sistema penitenciário do Estado e às demandas de entidades públicas estaduais, como escolas estaduais, hospitais públicos, entre outras instituições.

O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, destaca que o Projeto Dignidade Menstrual, além de produzir fraldas e absorventes com o propósito de atender às necessidades da Administração Pública, cria oportunidades de emprego para mulheres privadas de liberdade e devolve benfeitorias para a sociedade. “A implementação do projeto fará a diferença no sistema penitenciário capixaba", afirma.
 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard