18/08/2017 15h52

Festival de Xadrez movimenta alunos da rede estadual e estudantes privados de liberdade

Mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Médio participaram, nesta quinta-feira (17), do VIII Festival de Xadrez das Escolas da Rede Estadual e do V Festival de Xadrez de Estudantes Privados de Liberdade.

Ao todo, participaram dos Festivais 260 alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 33 escolas estaduais de diversos municípios do Estado. Destes, 20 são estudantes privados de liberdade, que estão participando pela quinta vez.

O evento foi realizado na quadra da Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto e no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória.

Para o estudante Carlos Eduardo Pinheiro, que está no 9º ano da Escola Viva Elpídio Campos de Oliveira, de Montanha, valeu a pena a viagem e a participação no Festival. “Eu não esperava ganhar nem uma partida, pois não me preparei tanto pra isso. Fiquei muito feliz por ter vencido. Quero participar de novo no ano que vem”.

“Essa foi a primeira vez que participo de um evento assim e mesmo que tenha perdido a competição, gostei muito. No início fiquei nervosa, pois não conhecia minha adversária, mas depois que começamos a jogar o nervosismo passou”, disse a aluna Georgia Vagmacker Coelho, da Escola Estadual Profª Maria Magdalena da Silva, de Ponto Belo.

W.P.S, que cumpre pena e estuda na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), contou que aprendeu a jogar xadrez dentro do sistema prisional.

“Está sendo muito bom para desenvolver minha mente. É como na vida: você tem que pensar antes de agir e não tomar decisão precipitada. Gostaria de ter aprendido a jogar antes, pois vi que o xadrez é fundamental na vida do ser humano”.

“Comecei a jogar neste ano e está sendo um aprendizado importante. O xadrez me ajuda muito a não agir por impulso e nas minhas tomadas de decisões”, disse a estudante, J.S, que cumpre pena e estuda na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC).

Os torneios foram disputados pelo Sistema Suíço em cinco rodadas. O tempo de reflexão para cada xadrezista é de 10 minutos (aplicando-se as regras de xadrez rápido da FIDE - Rapidplay). A pontuação dos atletas obedece às regras da FIDE, ou seja, vitória um ponto, empate meio ponto e derrota zero.

A competição foi dividida em quatro categorias: Categoria Infantil (nascidos a partir de 01/01/2003), Categoria Juvenil (nascidos de 31/12/2000 até 01/01/2002), Categoria EJA (nascidos em datas anteriores a 2000) e Categoria Especial. A premiação é de medalhas para o 1º ao 10° lugar de cada categoria e troféu para os campeões feminino e masculino.

Os Festivais

Os eventos são promovidos com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), da Faculdade Serrana (Farese), da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

A competição visa incentivar a integração dos conhecimentos, auxiliar na ressocialização dos estudantes privados de liberdade e proporcionar novos conhecimentos, desafios e resgate de valores. Em sua quinta participação, os internos terão a oportunidade de vivenciar algo que proporcionará um momento de descontração e aprendizado.

Os Festivais são voltado para os alunos da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. A realização do campeonato fomenta o ensino e a prática de xadrez nas escolas.

Confira os resultados do V Festival de Xadrez de Estudantes Privados de Liberdade:

Feminino

P.B.N – Penitenciária Feminina de Cariacica

J.S.C. – Penitenciária Feminina de Cariacica

E.J.C.S. –Centro de Detenção Provisória Feminino de Viana

Masculino

V.C. – Penitenciária Estadual de Vila Velha I

V.M.G. – Penitenciária Estadual de Vila Velha I

W.P.S. – Penitenciária Estadual de Vila Velha I

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu)

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Educação (Sedu)

Vívian Camargo