20/12/2023 13h11 - Atualizado em 20/12/2023 17h31

Forças de segurança realizam exercício simulado em unidade de segurança máxima de Viana

Um exercício simulado para praticar as ações previstas no Plano de Defesa de Unidade reuniu diversas forças de segurança no Complexo Prisional de Viana, nesta quarta-feira (20). O exercício simulou uma invasão à Penitenciária de Segurança Máxima 2, onde estão custodiados os presos de maior periculosidade do Espírito Santo.

Policiais penais atuaram em conjunto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), por meio da Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Defesa Civil de Viana, Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação envolveu cerca de 200 agentes das forças de segurança.

O exercício simulou a tentativa de invasão à Penitenciária de Segurança Máxima 2, com possível tomada de refém, controle de galerias, entrada tática, princípio de incêndio, formação de barricadas por parte dos perpetradores e deflagração de artefato explosivo.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, destaca que a ação demonstra a integração entre as forças de segurança pública do Estado. “Reunir as forças de segurança para um exercício simulado demonstra a integração que temos com as demais agências que combatem o crime no Espírito Santo. A atividade coloca em prática o Plano de Defesa de Unidade (PDU), construído por policiais penais e que traz protocolos inéditos de segurança e defesa para à unidade de segurança máxima. Queremos mostrar que o sistema prisional está preparado para qualquer tipo de ameaça e a colaboração das demais forças integradas nesse processo é fundamental para o sucesso da ação”, disse André Garcia.

"É uma situação de treinamento integrado entre as instituições, para que possamos antecipar o que fazer em situações de crise, que vão desde a nossa atuação nas ruas, na parte operacional e ostensiva, até mesmo em uma situação de descontrole do sistema penitenciário. Nossos policiais militares, civis e penais precisam estar preparados para toda e qualquer intercorrência. Isso é trabalho de prevenção e qualificação dentro da Segurança Pública. Sempre estamos em contato direto entre Sesp, instituições da segurança e a Sejus", destaca o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho.

O Plano de Defesa
O Plano de Defesa da Unidade foi elaborado pela Secretaria da Justiça, por meio da Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip), e propõe um conjunto de protocolos de segurança para prevenção e contenção de incidentes na unidade de segurança máxima, localizada em Viana.

O policial penal Fabio Martineli, da Subip, explica que o manual tem como referência estudos de caso como a evolução do Novo Cangaço, fenômeno caracterizado por técnicas e táticas evolutivas de crimes violentos contra o patrimônio e tomada de unidades prisionais, conhecida como Domínio de Cidades.

“Trata-se de protocolo essencial para fazer frente a grupos criminosos articulados que tentam subjugar as estruturas do Estado, visando à prática de roubos milionários e, como já observado em algumas cidades brasileiras, a tentativa de resgate de presos mediante extrema violência. Nosso objetivo é praticar as ações previstas no manual e mostrar que estamos preparados para qualquer incidente dessa natureza. O apoio das demais forças de segurança do Estado é essencial para o sucesso desta ação”, pontuou Fabio Martineli.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856