24/05/2023 10h59 - Atualizado em 24/05/2023 11h01

Gerência de Saúde do Sistema Penal realiza ação de valorização à vida com música

A Gerência de Saúde do Sistema Penal da Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, na última semana, no Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL), uma ação educativa com o tema “Valorização à Vida”. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde Mental intramuros.

O tema foi apresentado aos custodiados pela equipe de Psicologia da unidade prisional. O objetivo foi abordar o valor único da vida, a importância de estabelecer objetivos, os benefícios de exercitar a gratidão diariamente, o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, bem como o cuidado com a saúde física e mental. Atendimentos relativos à saúde mental também foram realizados.

A ação contou ainda com músicas entoadas, em voz e violão, por um interno da unidade prisional. O repertório foi selecionado pela equipe de profissionais de Psicologia, com mensagens positivas e de incentivo à vida, entre elas: Tempos modernos, de Lulu Santos; Enquanto Houver sol, do Titãs; Mais uma vez, de Renato Russo e Amor para Recomeçar, de Frejat.

Janaina Arenas Cavadas de Sousa Mendes, gerente de Saúde Prisional, ressalta que a ação visa à prevenção e promoção da saúde no contexto prisional. “Trata-se de uma população que se encontra bastante vulnerável pela privação da liberdade. Por isso, ações de valorização à vida são de grande importância para diminuir e prevenir a depressão e a ansiedade. Para isso, geralmente solicitamos, além de outras atividades, a utilização da música, que tem grande poder de acalmar e trazer mensagens de amor, esperança e resiliência", destaca.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard