31/10/2017 15h35

Gestores municipais de Assistência Social conhecem ações desenvolvidas pelo Escritório Social

Os gestores municipais de Assistência Social de todo o Estado conheceram, nesta segunda-feira (30), as ações desenvolvidas pelo Escritório Social para a reintegração social de ex-detentos do sistema prisional.

A apresentação sobre o atendimento prestado aos egressos foi realizada durante reunião do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases) pelo secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, com participação da juíza Gisele Souza de Oliveira, coordenadora das Varas Criminais e de Execução Penal e do projeto Cidadania nos Presídios no Espírito Santo.

A gerente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Cláudia Maria da Silva, também falou aos secretários durante o evento. Segundo a gerente, o objetivo da apresentação foi sensibilizar os gestores municipais para a inclusão dos egressos nas políticas públicas municipais.

“Nesse encontro, explicamos o funcionamento do Escritório Social e os atendimentos que são oferecidos aos ex-detentos e seus familiares. Além disso, chamamos a atenção dos gestores municipais para a importância de incluir esse público nas ações que eles desenvolvem em diversas áreas como educação e saúde. Dessa forma, poderemos potencializar o trabalho que é desenvolvido pela Sejus e, assim, ampliarmos as oportunidades de reintegração social dessas pessoas à sociedade”.

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o espaço é um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O local é voltado ao atendimento dos egressos do sistema penitenciário e de seus familiares, visando ao auxílio na reintegração e convívio na sociedade.

Os ex-detentos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que define um plano individual de reintegração social para cada um deles. A partir da elaboração desse plano, os egressos poderão contar com orientação vocacional, encaminhamento para serviços de assistência à saúde, psicossocial, qualificação, capacitação, encaminhamento profissional e educacional, de acordo com suas necessidades.

O Escritório Social é supervisionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Governo do Estado, com orientação estratégica do Tribunal de Justiça (TJES), gestão estratégica da Secretaria de Estado do Governo (SEG) e execução da Secretaria de Justiça (Sejus).

Serviço:

Escritório Social

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar)

Telefones: 27 3132-2012/ 3132-5137.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda