22/08/2019 16h51

Gincana Cultural promove interação e conhecimento em presídio

Os internos estudantes da Penitenciária de Segurança Média 1, em Viana, participaram de uma gincana cultural em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto. A gincana reuniu 102 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Nelson Mandela” nos dias 12 e 19 de agosto. Eles participaram de jogos de perguntas e respostas em equipe e competição de xadrez humano.

As atividades foram coordenadas pela pedagoga da unidade prisional, Fabiana Gabriela, e desenvolvidas pela equipe de professores. As competências de raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos, habilidades manuais e corporais em geral, produção de diferentes gêneros de texto e trabalho em equipe foram postas em prática.

Para a professora Thaissa Zanoli, a iniciativa propôs atividades lúdicas, esportivas e interativas para estimular o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social.

“A iniciativa visa também incentivar e motivar os alunos por meio de uma competição saudável favorecendo a ampliação do conhecimento geral, pois engloba todas as disciplinas lecionadas, vocabulários e curiosidades” explica a professora.

Dialogar sobre o mundo contemporâneo, promovendo uma reflexão sobre as dificuldades no ambiente profissional, familiar e a necessidade de agir com ética e responsabilidade foram outros pontos trabalhados na gincana cultural.

A pedagoga ressalta que não basta apenas formar alunos cientificamente, mas que buscam trabalhar valores sociais e éticos.

“O incentivo aos estudantes é de extrema importância. Nossa avaliação gira em torno do processo ensino-aprendizagem de forma contínua e integrada às atividades realizadas. Observamos aspectos como participação, organização, responsabilidade, interesse, criatividade, disciplina e respeito mútuo por parte dos alunos”, explica Fabiana Gabriela.

Informações à imprensa: