15/09/2016 17h08

Governador nomeia mais 47 inspetores penitenciários

O Governo do Estado concluiu nesta quinta-feira (15) a nomeação de todos os candidatos do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Conforme prevê o edital do certame, o concurso de 2012 abriu 500 vagas – e cadastro de reserva – e teve um total de 1.468 classificados.

A nomeação do último grupo, composto por 47 candidatos da 6ª e última turma do curso de formação de Inspetores Penitenciários (turma Fox), foi assinada pelo governador Paulo Hartung. Do total de 1.468 candidatos classificados no concurso, 891 já foram nomeados até agosto. Com a nomeação de hoje, serão 938 no total.

A assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, Centro de Vitória, e contou com presença do secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, e da secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos. Parte do grupo de nomeados também acompanhou a assinatura.

"Em nome dos capixabas dou boas-vindas para todos. Vocês irão atuar em uma área desafiadora. O Governo do Estado fez um esforço muito grande para reestruturar o sistema prisional e isso custou muito caro aos capixabas. Prédio é importante, mas não é o suficiente e aí entra a missão que vocês irão cumprir. Queremos um sistema humanizado que possibilite devolver para a sociedade e os familiares pessoas socializadas, respeitando os direitos humanos e as boas práticas do poder público", destacou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, também falou sobre a importância da nomeação dos novos servidores. “Esperamos com ansiedade a nomeação de todos vocês, pois a Sejus necessita de novos servidores. Esperamos de vocês um desempenho excepcional, pois o governo do Estado se preocupa com a qualidade do trabalho realizado pelos servidores da Sejus, já que o Espírito Santo é referência nacional no tratamento das pessoas privadas de liberdade”, falou.

Curso de formação

Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada. Todos eles receberam certificados.

O curso de formação teve carga horária de 400 horas e a presença do aluno foi obrigatória, em horário integral. As aulas foram realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Lei de Execução Penal; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; Sistema Penitenciário do Espírito Santo; Leis de Trânsito (Direção defensiva); Segurança Eletrônica; Táticas Defensivas; Técnicas de Revistas; Armamento e Tiro; Escolta Armada; entre outras.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664    

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard