19/07/2016 17h34

Governador nomeia mais 50 inspetores penitenciários

O governador Paulo Hartung assinou, nesta terça-feira (19), a nomeação de mais 50 candidatos aprovados na 6ª e última turma do curso de formação de Inspetores Penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). É a terceira nomeação da turma. Em maio e junho, outros 100 candidatos foram nomeados.

A assinatura ocorreu no Palácio Anchieta, Centro de Vitória, e contou com presença do secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, do secretário de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, e da secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos. Parte do grupo de nomeados também acompanhou a assinatura.

Em sua fala, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância da reconstrução do sistema prisional capixaba e também desejou boas-vindas aos novos servidores.

"Temos uma população carcerária muito grande. Em 2003 eram aproximadamente cinco mil e, atualmente, esse número aumentou quase quatro vezes. O desafio de construir o sistema prisional custou um investimento muito alto. Atualmente, as ações do Governo são para reinserir os internos na cultura de paz e permitir que o sistema prisional capixaba funcione viabilizando trazer de volta para a vida em sociedade quem cometeu erros e delitos. Desejo sucesso aos novos servidores e espero que todos se dediquem de forma expressiva", disse o governador Paulo Hartung.

Já o secretário de Estado da Justiça, Walace Pontes, destacou o empenho do governo do Estado em cumprir o compromisso com os aprovados no concurso, nomeando 50 novos servidores a cada mês.

“Para a Sejus, participar de mais uma cerimônia de posse é uma grande alegria pois a expectativa pela chegada desses novos servidores era grande. Atualmente, o Espírito Santo e o Brasil enfrentam um momento difícil na economia, mas, mesmo assim, o governo do Estado cumpriu o prometido. Assim, esperamos que todos sejam bem-vindos e que ajudem a Sejus no desafio de construir um sistema cada vez mais humanizado”.

Concurso

O edital de homologação do resultado final dos 245 candidatos aprovados e classificados no concurso público para os cargos de Agente e Escolta e Vigilância Penitenciária e Agente Penitenciário - com nova denominação de Inspetor Penitenciário, foi publicado no Diário Oficial do Estado em 09 de maio.

Esta é a 6ª turma do curso de formação da Sejus – turma Fox. Os candidatos fazem parte do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Secretaria. Conforme prevê o edital do certame, o concurso de 2012 abriu 500 vagas – e cadastro de reserva - e teve um total de 1.468 classificados.

Do total de 1.468 candidatos classificados no concurso, 841 já foram nomeados e a expectativa da Sejus é de que os outros 95 candidatos sejam nomeados nos meses de agosto e setembro.

Curso de formação

Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada. Todos eles receberão os certificados.

O curso de formação tem carga horária de 400 horas e a presença do aluno é obrigatória em horário integral. As aulas são realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Lei de Execução Penal; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; Sistema Penitenciário do Espírito Santo; Leis de Trânsito (Direção defensiva); Segurança Eletrônica; Táticas Defensivas; Técnicas de Revistas; Armamento e Tiro; Escolta Armada; entre outras.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664