12/05/2022 09h56

Governo do Estado lança o Ciclo 2022 do Inoves com premiação de até R$ 30 mil

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Inoves 2022, iniciativa do Governo do Estado que incentiva, reconhece e valoriza projetos inovadores desenvolvidos e gerenciados por equipes do serviço público capixaba. Para participar, basta acessar o site www.inoves.es.gov.br, verificar o regulamento e efetuar a inscrição até o dia 27 de junho.

O Inoves é voltado a profissionais do Executivo Estadual, Municipal e de outros Poderes. Os trabalhos podem ser inscritos em uma das três categorias do programa, sendo elas "Ideia", "Projeto em Desenvolvimento" e "Projeto de Resultados".

As iniciativas cadastradas passarão pelas seguintes etapas de avaliação: conferência dos pré-requisitos estabelecidos em regulamento; avaliação dos planos de projeto ou de ideia por uma equipe de avaliadores, considerando critérios, como inovação, relevância social, efetividade dos resultados e participação dos beneficiários; e apresentação (defesa oral), de forma on-line.

Ao todo, sete equipes do Executivo Estadual e três do Municipal serão premiadas com o recurso de até R$ 30 mil, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), para investirem no processo de aceleração das ideias e dos projetos vencedores. Além disso, receberão certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Poderes.

Haverá também uma premiação extra destinada aos seis finalistas da categoria “Projeto de Resultados”, do Poder Executivo Estadual. Ela será definida pelo voto popular e o vencedor receberá até R$ 30 mil para o processo de aceleração da iniciativa.

“Neste ano, o Inoves completa sua 15ª edição. Além de reconhecer e premiar as iniciativas já existentes no serviço público, o programa busca incentivar e fortalecer a cultura da inovação e do empreendedorismo entre as equipes de servidores”, destacou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

“A partir de agora, é muito importante que as equipes leiam atentamente as orientações presentes no regulamento e realizem a inscrição dos projetos dentro do prazo”, acrescentou Calmon.

Regulamento em Linguagem Simples

Após passar pela Oficina de Simplificação de Editais, promovida pelo Laboratório de Inovação (LAB.ges), da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o regulamento do Inoves ganhou uma nova versão, mais acessível e de fácil compreensão para os servidores capixabas.

O processo de redesenho do edital foi realizado a partir da elaboração de textos e materiais adequados aos leitores de diferentes públicos, levando em conta questões como legibilidade, apreensibilidade e inteligibilidade. Para conferi-lo, basta acessar o site www.inoves.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues