23/03/2016 10h58 - Atualizado em 23/03/2016 11h01

Hartung anuncia mudanças na Justiça e Transparência

Na manhã desta terça-feira (22), durante a solenidade de lançamento do projeto Audiências de Custódia, em Cachoeiro de Itapemirim, o governador Paulo Hartung anunciou mudança no comando da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O delegado Federal Walace Tarcísio Pontes substituirá o também delegado Eugênio Coutinho Ricas, que assumirá a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).

As mudanças no Governo do Estado acontecem por conta da saída do promotor Marcelo Zenkner da Secont após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a atuação de promotor ou procurador em cargos do Poder Executivo.

"Quero aproveitar este importante evento para anunciar o delegado Walace Ponte como nosso novo secretário de Estado da Justiça. Walace é do quadro da Polícia Federal e assumirá a Sejus nos próximos dias", disse o governador Paulo Hartung ao mencionar as autoridades presentes no evento.

Walace Tarcísio Pontes

Walace Tarcísio Pontes é formado em direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é pós-graduado em teoria dogmática da constituição e mestre em história social das relações políticas. Walace Pontes também é pós-graduado pela Escola Superior de Guerra (ESG) em Altos Estudos em Políticas e Estratégia. Walace ingressou na Polícia Federal (PF) em 1985 onde foi agente por 11 anos e delegado há 20 anos. No Espírito Santo, entre as funções ocupadas na PF, Pontes já foi corregedor regional, delegado regional executivo e superintende interino.

Marcelo Zenkner

Recentemente, por nota à imprensa, o governador Paulo Hartung confirmou que vai acatar a decisão do STF, lamentou a perda no quadro do Estado e explicou que os três membros do Ministério Público que atuam no Poder Executivo Estaudal estavam respaldados numa resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

"O trabalho que os promotores Marcelo Zenkner e Evaldo Martinelli e também o procurador de Justiça Sócrates de Souza vêm desempenhando no Governo do Estado é exemplar. Os três são profissionais altamente qualificados e são referência na área em que atuam. Zenkner é responsável pelo pioneirismo no país na implantação da Lei Anticorrupção. Também foi graças ao trabalho dele que o Espírito Santo novamente ficou no topo do ranking do índice de transparência dos Estados. Martinelli é responsável por uma das principais políticas públicas do nosso Governo: o projeto de Ocupação Social, que tem por objetivo levar oportunidades para os jovens nas regiões de maior risco social. Já o procurador Sócrates vem desempenhando um valioso trabalho à frente da Corregedoria do Estado. Os três realizam um trabalho de extrema relevância para o Governo do Espírito Santo. A decisão será cumprida, mas deixo aqui o meu reconhecimento e o meu agradecimento por ter na equipe profissionais de tanta qualidade".

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes