13/05/2014 10h12 - Atualizado em 02/03/2016 15h46

Infopen-ES: servidores da Sejus participam de capacitação

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp), está capacitando todos os servidores das unidades prisionais que operam o Infopen-ES, sistema de gerenciamento da população carcerária desenvolvido pela Sejus. A capacitação começou nesta terça-feira (13) e segue até o dia 30 de maio, na Central do Infopen-ES, no Edifício Fabio Ruschi, em Vitória.
 
O primeiro dia da capacitação contou com a presença do subsecretário para Assuntos do Sistema Penal da Sejus, Alessandro Ferreira de Souza, e do diretor de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp) da Sejus, Ulisses Reisen de Oliveira, que comentaram sobre suas experiências com o sistema.
 
A capacitação está sendo ministrada pela coordenadora do Infopen-ES, Roberta Pereira Oliveira, e realizada em grupos de aproximadamente oito servidores, que atuam nas 35 unidades prisionais do sistema penitenciário capixaba. Durante a capacitação, os servidores terão acesso a um manual sobre o sistema e aulas práticas. A intenção da Sejus é que a capacitação seja aplicada anualmente.
 
O objetivo da capacitação é acelerar o processo de alimentação dos dados em todos os módulos do sistema, focando no módulo jurídico, campo de interesse de vários órgãos que utilizam o Infopen-ES como ferramenta de consulta. Além disso, a intenção da capacitação também é aperfeiçoar os mecanismos de consulta para melhor agilidade nas informações penitenciárias.
 
Para o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal da Sejus, Alessandro Ferreira de Souza, o treinamento é uma ferramenta de apoio nos trabalhos realizados pela secretaria. "O Infopen-ES foi um divisor de águas no Estado. Para que ele continue sendo eficaz é preciso aperfeiçoamento. E, para isso, os nossos servidores são capacitados", comentou.
 
Segundo o diretor de Assistência Jurídica Penal da Sejus, Ulisses Reisen de Oliveira, a capacitação agrega ao conhecimento do servidor. "A capacitação é uma grande oportunidade de desenvolvimento do servidor. Considerando que temos profissionais da área de Direito na alimentação do sistema, essa é também uma oportunidade de melhorar o conhecimento jurídico deles", avaliou.

 
Infopen-ES
 

Em funcionamento desde 2010, o Infopen-ES é um sistema pioneiro que integra os bancos de dados da Sejus e do Poder Judiciário. Possibilita que juízes, promotores, defensores públicos e assessores jurídicos do sistema penitenciário acompanhem em tempo real a movimentação cartorária de processos, permitindo uma análise rápida e segura sobre a vida processual de cada preso.
 
Além disso, o Infopen-ES foi o projeto vencedor do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves) – Ciclo 2011, na categoria 'Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação'.

 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard