28/11/2018 12h47

Inoves 2018: Sejus tem três projetos entre os finalistas

Três iniciativas da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estão entre os finalistas do Prêmio Inoves – Ciclo 2018. Os vencedores da premiação serão conhecidos no dia 07 de dezembro.

Na categoria Projeto de Resultados, estão na disputa os projetos Doando Sorrisos, desenvolvido no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), e Equo’s da Paes, realizado na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes).

Já o finalista da categoria Projeto em Desenvolvimento é o Infopen-ES: Biometria Prisional, implementado em parceria entre a Diretoria de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI).

Avaliação

Todas as iniciativas foram inscritas por equipes de servidores públicos. Neste ano, com a reformulação do Inoves, também puderam concorrer ao prêmio trabalhos em outros estágios (ideias e projetos em desenvolvimento), além daqueles que possuem resultados já comprovados, que são o público tradicional do Inoves em ciclos anteriores.

A avaliação das iniciativas é feita por uma Banca Examinadora, composta por especialistas em diversas áreas de atuação que, voluntariamente, dedicaram seu tempo em prol do serviço público capixaba.

No processo de avaliação são considerados critérios como: potencial de inovação, caráter inovador, relevância social, efetividade dos resultados, participação dos beneficiários, entre outros.

Para ver a lista completa dos finalistas, acesse www.inoves.es.gov.br e selecione o menu “Ciclo 2018”.

Premiação

As iniciativas vencedoras receberão recursos de até R$ 40 mil, além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger – LAB.ges, para aplicação em seu desenvolvimento.

Projeto Infopen-ES: Biometria Prisional

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Diretoria de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), está realizando o cadastro biométrico dos internos do sistema prisional capixaba. Os dados coletados serão integrados ao Infopen-ES, sistema de gerenciamento da população carcerária desenvolvido pela Sejus.

O objetivo do cadastro biométrico é aprimorar o controle de dados e garantir maior precisão na identificação de presos de todo sistema prisional do Estado. As digitais estão sendo cadastradas por servidores dos setores administrativos das unidades, que estão sendo capacitados pela Diretoria de Assistência Jurídica Penal (Dirajusp) e pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI).

Projeto Doando Sorrisos

É desenvolvido no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), onde detentas produzem brinquedos e objetos decorativos que são doados a instituições como orfanatos, hospitais e asilos.

O material usado na confecção dos itens é cedido por parceiros, como voluntários que prestam assistência religiosa na unidade, servidores, o Hospital São José e o Lions Clube do município.

As internas que participam da iniciativa têm direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena a ser cumprida.

Projeto Equo’s da Paes

A iniciativa oferta, gratuitamente, sessões de Equoterapia para crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Viana e Cariacica. As crianças são acompanhadas por fisioterapeutas da Apae e por detentos da unidade prisional.

A Equoterapia é um método terapêutico que emprega a montaria na reabilitação e no desenvolvimento de pessoas com limitações neuromotoras ou cognitivas. A atividade também promove o relaxamento, desenvolve novas formas de postura, comunicação, socialização, confiança e autoestima.

Os animais usados durante as sessões terapêuticas são recolhidos em rodovias pela Polícia Rodoviária Federal e pela Prefeitura de Viana e doados à unidade. Eles são tratados, alimentados e conduzidos pelos detentos, sob a orientação dos inspetores penitenciários e da equipe técnica da unidade.

Os internos que participam do projeto, cuidando dos animais e auxiliando os fisioterapeutas nas sessões, atuam de forma voluntária e são beneficiados com a remição da pena. Dessa forma, a cada três dias trabalhados, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard