08/03/2019 09h41 - Atualizado em 08/03/2019 12h11

Inspetora é única mulher a liderar unidade de segurança média no ES

Mara Lúcia de Paula é diretora da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II) há pouco mais de um ano. Ela é a única mulher do Estado a liderar uma unidade prisional masculina de segurança média. Com 25 anos de serviço prestado à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a inspetora foi a primeira mulher a comandar também um presídio de segurança máxima no Espírito Santo e afirma ter orgulho de fazer parte de uma equipe tão comprometida e ética, com a missão de garantir a segurança do Estado e de todos os envolvidos no ambiente prisional.

A diretora iniciou suas atividades como estagiária do Instituto de Readaptação Social (IRS) em 1994. Permaneceu no órgão como profissional comissionada e foi nomeada inspetora efetiva em 2008, após aprovação em concurso público. Desde então, trabalhou na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), foi diretora da Penitenciária de Segurança Máxima I e do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), além de atuar na Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP).

“Não me vejo fazendo outra coisa. Amo o que eu faço. Participei desde o início do sistema e pude acompanhar todas as dificuldades, as evoluções e mudanças e adquiri conhecimento e novas experiências. Posso dizer que não há diferença entre homens e mulheres nas atividades que desenvolvemos. Trabalhamos com muito profissionalismo, respeito e, sobretudo, com muita dedicação todos os dias, para manter o controle da unidade, seguindo sempre o estabelecido pela lei de execuções penais. É essa postura que nos fortalece a cada momento”, diz a diretora.

A rotina, mesmo que carregada de responsabilidade, é motivo de orgulho para Mara, que garante conseguir conciliar plenamente as atividades que realiza com a família e o filho, de 17 anos.

“Precisamos lidar diariamente com pessoas que cometeram crimes graves contra à sociedade, como traficantes e homicidas. Casos assim nos trazem uma reflexão sobre traçar uma vida diferente. Deixa um exemplo e um alerta a ser transmitido para nossos familiares e amigos. Ao mesmo tempo, precisamos separar as coisas e ter bastante equilíbrio para seguir em frente. Não perdemos a esperança nunca, pois acreditamos na transformação das pessoas”, ressalta Mara.

Mais mulheres no comando

A força feminina também está presente em demais unidades prisionais do Estado. Entre elas, está a diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), Graciele Sonegheti Fraga e a diretora-adjunta, Alessandra Alves Lopes. Na direção do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), está a inspetora Maria Aparecida de Freitas e a diretora-adjunta, Pâmela Castro Dias. No Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), Leida Maria Ayres mantém a gestão da unidade. Alessandra Rodrigues Costa é a gestora do Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) e Leizielle Marçal Dionízio na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes).

No Centro de Detenção Provisório da Serra (CDPS), a diretoria adjunta é de Flávia Sobrinho. A servidora Aline Osório é diretora adjunta na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) e Silvane Rezende atua como direta adjunta na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI). No Complexo do Xuri, a direção adjunta da Penitenciária de Vila Velha II (PEVV II) também é de uma mulher: Bruna Braga.