23/11/2021 15h47 - Atualizado em 23/11/2021 15h51

Inspetores participam de cursos de Cinotecnia e Operações Táticas em Mata Atlântica

Servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) concluíram este mês, duas formações importantes voltadas para as forças de segurança. Nessa segunda-feira (22), dois membros da Diretoria de Operações Táticas (DOT) da pasta participaram da formatura do VII Curso de Cinotecnia, aplicado pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Os inspetores receberam o brevê de Cinotecnia, para o emprego operacional dos cães, uma vez que a DOT já conta com um Grupamento de Operações com Cães (GOC) próprio.

Na última semana, outros dois servidores da equipe concluíram a 2ª edição do Curso de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama), também desenvolvido pela PMES. A formação técnica capacitou a equipe para rastrear foragidos em Mata Atlântica, realizar patrulhamento em área rural, abordagens com segurança e técnicas de sobrevivência.

O diretor da DOT, Vinicius Nogueira, destaca que a equipe participa periodicamente de cursos para atualização e desenvolvimento de técnicas mais modernas, seguras e eficazes.


“Realizamos vistorias e ações preventivas de forma rotineira em todo o sistema prisional. Além disso, somos responsáveis por intervenções nas unidades sempre que há situações de crise. Essas atribuições exigem que estejamos preparados e, por isso, frequentemente, estamos participando de cursos e formações, aumentando, assim, a qualidade técnica da nossa equipe”, destaca.

O curso de Cinotecnia teve início em setembro e foi encerrado, nessa segunda-feira (22), com a formação de 28 alunos, sendo 25 da PMES, um oficial da PM da Bahia e dois servidores da Sejus. Os discentes tiveram um total de 20 disciplinas, com uma carga total de 320 horas-aula.

Já a formação do Cotama, foi concluída em 35 dias por 21 profissionais, sendo 16 policiais militares do Espírito Santo de diferentes unidades, um policial rodoviário federal, um fiscal ambiental do Ibama, dois servidores da Sejus e um policial militar do Mato Grosso.

“Nossos servidores concluíram com êxito o II Cotama, um curso com o nível técnico altíssimo e que nos entrega servidores renovados, capazes de rastrear foragidos em Mata Atlântica, realizar patrulhamento em área rural e abordagens com segurança. Vale salientar que com esse curso o operador tático tem habilidades para sobreviver na mata durante dias, se necessário, usando os próprios meios que a mata fornece, o que aumenta e muito o êxito no cumprimento das missões”, enfatiza Nogueira.

Os servidores da Sejus, participantes do Cotama, fazem parte do Grupamento de Intervenção Tática da DOT, responsável por realizar operações de alta complexidade. Entre as atividades desenvolvidas pela equipe estão: revistas periódicas, intervenções em motins e rebeliões, fiscalização de monitoramento eletrônico, recaptura de foragidos, além de participar diretamente na capacitação dos policiais penais de todo o Estado, juntamente com a Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen).

Grupamento de Operações com Cães da Sejus

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Secretaria da Justiça (Sejus) conta com dez animais adultos com habilidades para busca e captura de presos, guarda e proteção, além de faro para detecção de entorpecentes.

Os cães, das raças Pastor Alemão, Pastor Belga de Malinois e Rottweiler, recebem treinamento diário, com educação física e brincadeiras, além de uma alimentação balanceada e avaliação veterinária periódica.  Atualmente, dois filhotes da raça pastor alemão estão em treinamento no GOC.

As técnicas são desenvolvidas e adaptadas para a realidade da Sejus. Os cães são empenhados em ocorrências em que a otimização do tempo é necessária. A DOT também auxilia outras forças de segurança pública, com o emprego dos cães, sempre que é acionada.  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard