19/04/2024 15h12 - Atualizado em 19/04/2024 15h13

Internas da CPFCI são capacitadas para cuidar de pessoas com deficiência

Internas do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI) participam do curso Cuidador de Pessoas com Deficiência (PCD), realizado por meio do Programa Qualificar ES. A oferta da capacitação profissional é resultado da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O curso está sendo destinado a 23 internas da unidade prisional.

Com carga horária de 90 horas, a capacitação visa preparar as alunas para assistir pessoas com necessidades especiais. O conteúdo programático inclui o perfil do profissional cuidador e suas competências, noções de biossegurança e classificação de doenças, a diferença entre doença e síndromes, bem como procedimentos realizados para manutenção da vida e alterações na função cognitiva e comportamental.

Durante o curso, as participantes também irão conhecer um pouco do sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas (braile), assim como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltada para a comunicação com deficientes auditivos.

“A abrangência do trabalho de um cuidador de pessoas com deficiência é vasta e diversificada. Eles podem atuar em diversos contextos, como em residências particulares, instituições de saúde, centros de reabilitação, escolas inclusivas e até mesmo em projetos comunitários. Suas responsabilidades incluem auxiliar nas atividades básicas da vida diária, como higiene pessoal, alimentação, locomoção e administração de medicamentos, além de oferecer apoio emocional e social”, explicou a instrutora do Qualificar ES, Sabrina Medeiros Pereira.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), Leida Maria Ayres, destacou a parceria entre a Sejus e a Secti para qualificação das internas: “As oportunidades são ofertadas às internas graças às parcerias realizadas para qualificação profissional e preparação das custodiadas para o retorno em sociedade. Nos últimos 12 meses mais de 80 detentas concluíram cursos profissionalizantes por meio do Qualificar ES. Muitas internas já saem da unidade com oportunidades de trabalho garantidas ao alcançar a liberdade. É uma parceria importante para o processo de ressocialização das internas.”

A interna P.S.S. está motivada com o aprendizado. “O curso do Qualificar ES é uma oportunidade de qualificação na área de PCD. Logo que estiver em liberdade quero colocar em prática tudo que aprendi. Sei que o mercado precisa de pessoas capacitadas para esse trabalho”, disse.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard